Enfermeiro declara-se culpado pela morte de 11 idosos em incêndio em lar na Austrália

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 27 mai (Lusa) -- Um homem acusado de deliberadamente atear fogo num lar em Sydney, em 2011, causando a morte a 11 idosos, declarou-se hoje culpado em tribunal.

Roger Dean, 37 anos, enfermeiro no lar de idosos, admitiu a culpa nas 11 acusações de homicídio que pendiam sobre si no primeiro dia do julgamento no Supremo Tribunal.

O enfermeiro também se declarou culpado pelas oito acusações referentes aos graves danos corporais que sofreram outros residentes do lar, dos quais alguns eram cegos e padeciam de demência.

Três residentes morreram no incêndio, enquanto os restantes oito sucumbiram mais tarde na sequência dos ferimentos.

O tribunal já tinha ouvido anteriormente que Dean ateou o fogo em dois pontos distintos do edifício, que ficou gravemente danificado.

Na altura do incêndio, Dean foi descrito pelos residentes como uma pessoa amigável, ainda que introvertida, e tratado inicialmente com um herói depois de se deparar com os meios de comunicação social no exterior do lar, enquanto os bombeiros combatiam as chamas.

Em declarações aos jornalistas, Dean disse ter feito apenas rapidamente tudo o que pôde para retirar toda a gente do edifício.

"O fumo era insuportável, mas tiramos muitas pessoas para o exterior [do edifício], isso é o mais importante", afirmou em 2011.

O incêndio levou o governo do estado de Nova Gales do Sul a ordenar uma revisão do cadastro criminal dos trabalhadores nos lares de idosos e uma auditoria aos edifícios que albergam lares, independentemente da idade.

Apesar de o lar ter portas corta-fogo e extintores, não estava dotado de um sistema automático de aspersão.

DM // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.