Área Metropolitana do Porto com fundo de 19 milhões de euros para equipamentos de saúde

Área Metropolitana do Porto com fundo de 19 milhões de euros para equipamentos de saúde
| Norte
Porto Canal

A Área Metropolitana do Porto (AMP) deverá receber 19 milhões de euros de fundos comunitários para infraestruturas de saúde, de acordo com a proposta de mapeamento dos equipamentos prioritários feito pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

A proposta da ARS-Norte de investimentos, a que hoje a Lusa teve acesso contempla 19 milhões para a AMP, dos quais 9.2 milhões deverão ser atribuídos ao concelho de Gaia para a remodelação das urgências do hospital e construção de duas unidades de saúde (Madalena e Vilar do Andorinho).

Já para a cidade do Porto estão inscritos 3,4 milhões repartidos pela remodelação da unidade de saúde da Batalha (com 1,8 milhões de euros), pela remodelação do centro de saúde de Campanhã (com 1,3 milhões de euros) e pela beneficiação e alargamento do serviço de urgência do hospital de Santo António.

A verba para a AMP prevê ainda 510 mil euros para beneficiação da urgência do hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, a construção de duas unidades de saúde para Valongo (Campo e Alfena), uma na Trofa (Santiago do Bougado), uma em Gondomar (Baguim do Monte) e a beneficiação da Unidade de Saúde Familiar de Custoias, em Matosinhos.

A listagem indicativa de prioridades de investimento na área da saúde para a Área Metropolitana do Porto foi comunicada ao Conselho Metropolitano do Porto pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) e será apresentada à Agência para o Desenvolvimento e Coesão até 15 de junho.

No documento a ser votado na reunião de Câmara de Gaia, e a que hoje a Lusa teve acesso, de entre os 27 milhões de FEDER inscritos no programa operacional do Norte para infraestruturas de saúde estão seis milhões para a remodelação e beneficiação do serviço de urgência da unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Os 19 milhões para a AMP estão divididos entre 12,4 milhões de euros para nove projetos ligados à rede de cuidados de proximidade e 6,7 milhões para três projetos na rede de urgências.

A mesma proposta da ARS-Norte atribui 1.9 milhões de euros para dois projetos na CIM (Comunidade Intermunicipal) do Ave, 1,7 milhões de euros para a CIM do Cávado, 1,4 milhões para o Alto Minho, 977 mil euros para o Alto Tâmega, 977 mil euros para o Douro e 617 mil euros para o Tâmega Sousa.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.