Parlamento não quer licenciados de Bolonha

Parlamento não quer licenciados de Bolonha
| Política
Porto Canal (JYL)

A Assembleia da República lançou na semana passada dez concursos, para recrutar um total de 23 pessoas com funções de assessoria em áreas que vão das Finanças ao Direito e às Relações Públicas, no entanto o parlamento não quer funcionários com licenciaturas de três anos.

Os concursos, abertos até 5 de Junho, admitem apenas licenciados mas, segundo o Jornal de Negócios, não pode ser uma licenciatura qualquer. Dos cargos são excluídos os candidatos que tenham uma licenciatura concluída já depois de o Processo de Bolonha entrar em vigor, ou seja, a partir do ano lectivo de 2008/2009.


O Processo Bolonha foi aprovado no Parlamento em 2005, como um processo que visava harmonizar a oferta educativa do ensino superior em toda a Europa. Caso o candidato tenha concluído a licenciatura em pré-Bolonha, pode concorrer às vagas na Assembleia da República. Caso contrário, será obrigado a ter no currículo o segundo ciclo completo de Bolonha, ou seja, um mestrado. Pós-graduação não chega.


O Jornal deNegócios questionou a Assembleia, que respondeu através do gabinete do secretário-geral, Albino de Azevedo Soares: "A carreira de assessor parlamentar é uma carreira especial, que requer elevadíssima exigência". O Estatuto dos Funcionários Parlamentares deixa explícito isso mesmo: uma licenciatura de Bolonha, de três anos, não chega. São necessários os dois anos de mestrado.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.