Turismo "Porto e Norte" acusa poder central de discriminação

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 21 ago (Lusa) - O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, acusou hoje o poder central de "discriminar" aquela região em relação a Lisboa, Algarve e Madeira, sublinhando ser altura de "inverter" essa situação.

"Continuamos a ser discriminados no contexto do apoio ao turismo. Lisboa, Algarve e Madeira são privilegiados e não se olha da mesma forma para outras regiões, como o Porto e Norte. Já chega. É altura de inverter esta situação", afirmou.

Melchior Moreira, que na sexta-feira inicia um novo mandato à frente daquela entidade regional de turismo, prometeu que o Porto e Norte "passará a ser uma voz que vai incomodar o poder central".

"É altura de alterar esta balança de transações financeiras da promoção turística", disse ainda, acusando o poder central de "muitas vezes não reconhecer o êxito e o contributo" daquela região para o crescimento do turismo em Portugal.

Lembrou, como exemplo, que o número de dormidas no Porto e Norte cresceu "um pouco mais de 15 por cento, bem acima da m+edia nacional, que se ficou pelos 10 por cento".

O responsável falava em Braga, durante a apresentação de uma iniciativa para a promoção daquela cidade, durante uma semana, na loja que a Entidade Regional de Turismo tem no aeroporto Sá Carneiro.

A iniciativa, promovida em conjunto com a Associação Comercial de Braga (ACB), vai decorrer de 26 de agosto a 1 de setembro, prevendo chegar a cerca de 250 turistas.

No aeroporto Sá Carneiro, estarão 22 empresas associadas da ACB, das áreas da restauração, pastelaria, hotelaria, comércio, museus e animação turística.

"É a primeira vez que isto vai acontecer, mas esta é uma oportunidade que não podíamos, de todo, desperdiçar, porque estamos a falar da principal porta de entrada de turistas no norte", disse o presidente da ACB, Macedo Barbosa.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.