Chaves recua à época dos romanos com mil figurantes

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, 21 ago (Lusa) -- Dois mil anos depois, os romanos voltam a "invadir" Chaves através da primeira edição do "Aquae Flaviae", um evento que decorre entre sexta-feira e domingo e vai envolver mil figurantes, anunciou hoje a autarquia.

Ao longo dos três dias, legionários, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros e até divindades vão retratar o quotidiano romano.

Esta viagem ao império de Tito Flávio Vespasiano inclui a realização de um mercado romano, que conta com a participação de 78 expositores.

A cidade envolveu-se na iniciativa através dos bares, que vão organizar festins de bebidas, dos restaurantes que vão apresentar iguarias gastronómicas e comércio local que vai decorar os espaços.

O "Aquae Flaviae" integra ainda um acampamento com os dez povos pré-romanos galaicos, banhos termais romanos, um workshop sobre cozinha romana, espetáculo de malabarismo de fogo sobre a "Lenda das Duas Chaves" e uma cerimónia fúnebre e cremação de um gladiador no rio Tâmega.

Do programa faz parte também a recriação do casamento de Décio Flávio, procurador de Aquae Flaviae com Lúcia, filha do cônsul Cornélio Máximo, a quem, segundo a lenda, as águas termais deste território terão curado, ainda um desfile noturno com tochas pelas várias ruelas da cidade e cortejos com cavalos.

Esta primeira edição de "Aquae Flaviae -- Festa dos Povos - Mercado Romano" é organizada pela Câmara de Chaves e conta com a colaboração da Eurocidade Chaves-Verín.

O objetivo é, segundo a organização, "valorizar a matriz local, cultural e social, através da preservação de valores e da constante afirmação da identidade da memória coletiva".

Para o município, trata-se de "ações socioculturais que se assumem como verdadeiras atividades pedagógicas".

As legiões romanas chegaram ao território há cerca de dois milénios. Fixaram-se onde hoje é a cidade e distribuíram pequenas fortificações, edificaram a primeira muralha que envolveu o aglomerado populacional, construíram a ponte de Trajano, tiraram proveito das águas minerais, implantaram balneários termais, exploraram filões auríferos e outros recursos.

Este núcleo urbano adquiriu tanta importância, nessa época, que foi elevado à categoria de município, quando no ano 79 dominava Vespasiano, primeiro césar da Família Flavia. Será esta a origem de Aquae Flaviae, designação antiga da atual cidade de Chaves.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.