Orçamento para 2015 não chega para despesas - diretora Conservatório de Música

| Economia
Porto Canal / Agências
Lisboa, 27 mai (Lusa) -- A diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) contestou hoje a redução do orçamento anual da instituição em cerca de 70 mil euros, para os 93 mil euros, afirmando que a verba é insuficiente para despesas correntes.

Em declarações à Lusa, a diretora da EMCN, Ana Mafalda Pernão, explicou que é um procedimento normal os orçamentos serem apresentados às escolas em maio, o que leva a que os primeiros meses do ano sejam geridos em duodécimos em relação ao orçamento do ano anterior, mas frisou que, "o que não é normal é as escolas verem o seu orçamento reduzido, pelo menos não desta forma".

O orçamento para o ano de 2014 teve um valor total de 162 mil euros, ainda que o primeiro orçamento apresentado na altura pela tutela rondasse os 80 mil euros, tendo sido depois negociado um valor que cobrisse as despesas anuais da escola. Nos últimos anos, referiu Ana Mafalda Pernão, a verba atribuída anualmente tem-se fixado em valores próximos dos 180 mil euros.

A manter-se um orçamento de 93 mil euros, a diretora garante que "a meio do ano o dinheiro vai-se acabar".

A escola já enviou à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) um pedido de revisão do orçamento, com documentos a demonstrar que as despesas são superiores ao valor atribuído, mas não obteve resposta até ao momento, disse a diretora.

"Isto é ridículo, parece que todos os anos tentam ver se a gente se cansa", afirmou Ana Mafalda Pernão sobre a redução das verbas.

A Lusa contactou o Ministério da Educação e Ciência para obter um comentário sobre esta questão, e aguarda resposta.

Sobre as obras no edifício da escola, a diretora adiantou que estão quase concluídas as que tiveram início por altura das férias escolares da Páscoa, orçamentadas em 43 mil euros, e que tinham como propósito dar resposta às situações mais urgentes de reparação do telhado, teto, e pátio.

Já as obras de reabilitação do edifício, que estão a cargo da Parque Escolar, e que foram anunciadas pelo ministro da Educação, Nuno Crato, no parlamento, em março, estão ainda na fase de discussão do programa necessário para a escola, e a decorrer dentro dos prazos previstos, referiu Ana Mafalda Pernão.

IMA//GC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.