Barcelos Medieval proporciona a peregrinos travessia do rio à moda antiga

| Norte
Porto Canal (JYL)

Os peregrinos a Santiago de Compostela que vão passar por Barcelos entre esta quinta-feira e domingo terão a possibilidade de atravessar o rio Cávado com a ajuda de um barqueiro, revivendo os tempos medievais. Os peregrinos poderão experimentar também o lava-pés e assistir à queimada galega.

Actualizado 01-06-2015 12:00

Desta forma os peregrinos serão “elementos vivos” de mais uma edição de “Barcelos Cidade Medieval”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, que arranca na quinta-feira prolongando-se até domingo.

O município sublinhou em comunicado que o evento, este ano, “tem uma importância especial”, porque se comemoram os 500 anos da concessão do Foral Manuelino à cidade de Barcelos. O casco antigo da cidade vai recuperar vivências de outras épocas, levando os visitantes a uma viagem no tempo, que lhes permitirá redescobrir a gafaria, a judiaria e as ruas de mercadores. Será assim “uma fiel recriação”, que contará também com explicações históricas e visitas guiadas à Terra Condal.

Nas ruas vão poder ver-se artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros da época quinhentista, para celebrar a atribuição do foral com torneios medievais (liça), torneios de tiro com arco, diversões e jogos medievais, cortejo, demonstrações de falcoaria, cavalaria, cuspidores de fogo e muita música. Destacando-se o acampamento militar no Paço dos Condes de Barcelos, o torneio medieval/justas e a recriação do cerco ao Castelo de Faria.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.