Trinta investigadores expostos a radiação em acidente em laboratório nuclear no Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 27 mai (Lusa) -- O número de investigadores expostos a baixos níveis de radiação na sequência de um acidente num laboratório nuclear no Japão, na semana passada, subiu para 30, informaram hoje as autoridades.

O acidente ocorreu na quinta-feira, numa altura em que 55 pessoas trabalhavam na unidade situada em Tokaimura, a 120 quilómetros a nordeste de Tóquio, indicou a Agência de Energia Atómica do Japão (JAEA, na sigla em inglês).

Inicialmente, a agência deu conta de que apenas seis investigadores foram expostos à radiação na sequência do acidente, mas no domingo reportou que mais 24 pessoas tinham sido afetadas.

Dois dos investigadores do laboratório estiveram expostos a maiores níveis de radiação, no entanto, de acordo com um porta-voz da JAEA, "nenhum deles exigia assistência médica".

Segundo a agência, a radiação foi acidentalmente libertada durante uma experiência "devido ao sobreaquecimento", o qual se suspeita que "terá sido causado por alguns problemas técnicos".

A radiação foi libertada da unidade para a atmosfera depois de os trabalhadores terem usado ventoinhas para baixar os níveis de radioatividade no laboratório, disse o porta-voz da agência, apontando que não deveriam ter sido utilizadas: "Não sabemos por que razão o ventilador foi ligado. Nós suspeitamos que más decisões foram tomadas por trabalhadores preocupados".

A segurança nuclear é um tema particularmente sensível no Japão, país que, em março de 2011, viveu o mais grave acidente nuclear dos últimos 25 anos, quando um tsunami devastador causou danos na central de Fukushima.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.