GNR proporciona passeio de avião e comboio a 20 crianças desfavorecidas

GNR proporciona passeio de avião e comboio a 20 crianças desfavorecidas
| Norte
Porto Canal (JYL)

A GNR ofereceu a vinte crianças oriundas de famílias desfavorecidas de Cabeceiras de Basto, a possibilidade de andarem de avião e de comboio pela primeira vez.

A iniciativa é do Comando de Braga da GNR, através da Secção de Programas Especiais (SPE) do Destacamento de Guimarães, em parceria com a Câmara de Cabeceiras de Basto. Os seleccionados pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto, têm em comum o facto de apresentarem bom desempenho escolar.

A GNR refere em comunicado que alguns dos objectivos deste projecto são fomentar e valorizar as relações inter-pessoais e “satisfazer o ímpeto exploratório e a curiosidade intelectual” daquelas crianças desfavorecidas relativamente às rotinas/regras de segurança das grandes cidades.

“Procura-se proporcionar uma aprendizagem direccionada para a prevenção e segurança rodoviária de uma forma lúdica e interactiva, através da experimentação de várias situações de trânsito, bem como possibilitar a experiência e a contextualização da utilidade dos vários tipos de transporte”, adianta a GNR.

Todas as crianças. do quarto ano, vão de autocarro até ao Porto, “apanhar” o avião para Lisboa. Na capital, têm agendadas visitas ao Palácio de Belém e ao Museu da GNR, tendo o almoço lugar no quarto esquadrão de Cavalaria da GNR. A meio da tarde, rumam à estação de Santa Apolónia, para a viagem de regresso, de comboio.

A GNR frisou ainda que o avião e o comboio são meios de transporte "completamente novos" ou "muito pouco conhecidos" para a maioria das crianças em questão.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.