Mais de 100 agricultores da Póvoa de Varzim afectados por mau tempo recebem 1,5 ME

| Política
Porto Canal

Mais de 100 agricultores da Póvoa de Varzim afetados pelo mau tempo de janeiro vão receber um total de 1,5 milhões de euros de apoio no âmbito do PRODER, revelou hoje o Governo.

O Ministério da Agricultura e do Mar, em resposta à Lusa, indicou que os produtores afetados pelas intempéries de janeiro tiveram de apresentar as candidaturas aos apoios para restabelecimento do potencial produtivo entre 08 de março e 08 de abril, tendo sido apresentadas um total de 107, das quais 101 foram aprovadas e 88 se encontram já em execução.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura e do Mar, 12 das candidaturas estão em fase de celebração de contrato, enquanto outros dois "se encontram por decidir", sendo que o "investimento envolvido nas candidaturas aprovadas do concelho da Póvoa de Varzim corresponde a cerca de 1,5 milhões de euros".

A 01 de março deste ano, o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, assinou um despacho com o objetivo de conceder "um apoio à reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações, no que se refere a animais, plantações plurianuais, estufas e estufins, equipamentos e infraestruturas agrícolas situados nas mesmas, que tenham sido danificados na sequência das fortes intempéries ocorridas em 19 e 20 de janeiro de 2013".

O montante total do apoio disponibilizado então foi de 15 milhões de euros, sendo concedido "sob a forma de incentivo não reembolsável [correspondente] a 75% do valor do investimento elegível".

Em janeiro, o mau tempo destruiu centenas de estufas localizadas no município da Póvoa de Varzim, tendo causado prejuízos estimados em cerca de cinco milhões de euros.

Na altura, rajadas de vento varreram cerca de 150 hectares de terrenos onde estavam localizadas 400 produções agrícolas das quais dependiam mais de 10 mil pessoas.

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".