Pastor de Carrazeda de Ansiães condenado a 18 anos de prisão

| Norte
Porto Canal

O pastor de Carrazeda de Ansiães acusado de esfaquear duas mulheres foi hoje condenado a 18 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização superior a 135 mil euros.

O coletivo de juízes deu como provado que o arguido de 39 anos agrediu mortalmente com uma navalha uma mulher de 41 anos e feriu com gravidade outra de 58, no verão de 2014, na aldeia de Vilarinho da Castanheira, Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.

Os juízes decidiram condenar o arguido pelos crimes de homicídio consumado e tentado, mas não qualificado, por entendem que "não agiu com frieza, de ânimo leve, de forma premeditada ou por motivo fútil". o acórdão releva que existiu antes dos factos uma discussão entre os envolvidos.

O arguido foi condenado a 14 anos de prisão por um crime de homicídio consumado contra a vítima mortal de 41 anos, a oito anos por outro na forma tentada contra outra mulher de 58 anos, e a um ano e meio de prisão pela detenção de arma proibida. Em cúmulo jurídico, o coletivo de juízes determinou uma pena única de 18 anos de prisão.

O pastor foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 60 mil euros ao marido da vítima mortal e 65 mil à filha e ainda mais de 10 mil euros à vítima que sobreviveu, num total superior a 135 mil euros.

O advogado do arguido recusou comentar a sentença aos jornalistas.

A mãe da vítima mortal, Julieta Rodrigues, considerou a pena leve e afirmou que a filha foi apanhada numa situação que não tinha nada a ver com ela, já que a contenda seria entre o arguido e a vítima que sobreviveu.

Os crimes ocorreram há oito meses, a 04 de agosto, em noite de festa da aldeia de Vilarinho da Castanheira, Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

O suspeito esteve desaparecido durante 15 dias e acabou por se entregar voluntariamente às autoridades, a 19 de agosto, permanecendo, desde então, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Vila Real.

Segundo a acusação do Ministério Público o ocorrido terá sido motivo por desavenças entre o arguido e a vítima que sobreviveu, nomeadamente o facto de a mulher em causa lhe ter mandado desocupar um armazém que lhe emprestara.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.