Cabestany é o novo treinador do FC Porto Fidelidade

Cabestany é o novo treinador do FC Porto Fidelidade
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Nasceu em Barcelona há 39 anos, tem nome de um trovador espanhol, um passado longo como jogador e é apontado como um dos mais promissores treinadores de hóquei em patins. Guillem Cabestany é o novo treinador do FC Porto Fidelidade para as próximas duas épocas e esta segunda-feira conheceu pela primeira vez o Dragão Caixa, onde espera conquistar “coisas boas e bonitas”, naquele que é o “desafio mais ambicioso e motivante” da carreira, “um sonho”, como ele próprio o resumiu ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

“É um desafio enorme, porque há muito poucos treinadores que podem dizer que são profissionais nesta modalidade e que têm a oportunidade de treinar uma equipa grande e histórica como o FC Porto. Infelizmente, ainda falta algum tempo para começarmos a treinar, tenho muita vontade de começar a trabalhar”, afirma Cabestany, “impressionado com as instalações e a grandeza do clube”.

Na época passada, o treinador catalão orientou o Breganze, uma equipa de média dimensão em Itália, mas que foi capaz de ombrear com a elite europeia do hóquei em patins. Pela primeira vez na carreira, assume o comando técnico de um clube que luta por títulos, mas diz-se preparado para a exigência do desafio: “Sou primeiro a colocar pressão sobre mim, ela é natural num clube como este, mas não vai mudar o nosso estilo. Tanto eu como a minha equipa técnica temos uma grande confiança nos nossos métodos e forma de trabalhar, que foi o que nos trouxe aqui e vamos mantê-los para que o FC Porto possa fazer coisas boas e bonitas”.

Formado em Educação Física, Cabestany assume que é adepto de um estilo de jogo “muito próprio, rápido, ofensivo, sem descurar o resto da parte táctica, a defesa e o contra-ataque”. Mas defende que “seria um absurdo tentar alterar o ADN e a filosofia do clube”. “Primeiro teremos que começar por aferir a potencialidade e as qualidades de cada um dos jogadores para adaptarmos o nosso estilo. Queremos combinar a nossa filosofia com a do clube para retirar o máximo rendimento de cada jogador, esse é o primeiro objectivo. Se ainda pudermos acrescentar coisas novas e boas, melhor.”

O novo técnico portista - que será acompanhado na equipa técnica pelo compatriota Carles López e pelo português Renato Garrido - reconhece que é natural que haja ainda mais ambição numa equipa que já não vence o campeonato há duas épocas, mas não promete títulos. “A prioridade é chegar ao primeiro jogo do campeonato o mais bem preparados possível e a cada semana queremos dar um passo à frente. Se tivermos esta mentalidade, acredito que a equipa jogará bem, ganhará muitos jogos e poderá estar perto dos títulos no fim da temporada. Há um caminho longo a percorrer, com jogadores muito jovens, temos que estar com os pés muito bem assentes na pista”.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.