Estudo revela que as mulheres copiam mais do que os homens

Estudo revela que as mulheres copiam mais do que os homens
| Norte
Porto Canal (JYL)

Um estudo da Universidade do Porto indica que as mulheres do ensino superior admitiram copiar mais do que os homens nos exames.

Dados de um inquérito realizado a 4.028 estudantes de todo o país revelam que "efectivamente as raparigas apresentam uma propensão à cópia em exame superior à dos rapazes, com 63,3% das alunas a admitir ter copiado em exame contra 54,9% dos alunos", disse Aurora Teixeira, professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e investigadora do Observatório de Economia e Gestão e Fraude (OBEGEF), que liderou o estudo científico, à agência Lusa.

"As meninas revelam-se mais prevaricadoras no que diz respeito à cópia em exame e nomeadamente na cópia pelo colega do lado”, explicou a especialista, explicando que apesar de as mulheres estarem sobre representadas na amostra (68,8%), os dados da propensão à cópia e outros comportamentos desviantes estão em termos relativos.Este estudo/inquérito revela também que as mulheres são as que mais pedem para assinar a folha de presenças das aulas aos colegas.

De acordo com a investigadora, normalmente são os homens, por terem carácter de maior risco, que aparecem na literatura como sendo os mais prevaricadores, mas no novo estudo "Integridade Académica em Portugal" tal não aconteceu.

No que diz respeito ao 'copianço', é admitido pelos alunos (tanto com inclinação religiosa, como sem inclinação religiosa) que “não há diferenças significativas entre estudantes de acordo com a sua inclinação religiosa ou falta dela”, disse a investigadora.

Em termos de classificações, são os estudantes com mais baixas classificações que têm maior propensão a cometer fraude académica.

Um outro dado a destacar é o facto de a reciclagem de trabalhos de uma disciplina para outra ter maior prevalência em estudantes com melhores médias. O facto explica-se porque os estudantes que têm boas notas nos trabalhos tendem a reciclá-los para outras disciplinas, considerou Aurora Teixeira.

O objectivo principal deste estudo científico foi "caracterizar a situação portuguesa dos estudantes inscritos no ensino superior no que se refere aos diversos comportamentos e condutas desviantes em termos académicos, designadamente cópia em exames e plágio". A especialista considera que a vida académica, que classifica de "muito burocrática", devia ser mais “simples” e mais “célere” para ser mais eficaz.

A investigadora defende que as boas práticas no ensino superior e os códigos de conduta e ética devem ser defendidos e aplicados não só pelos professores, mas também pelos estudantes.

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.