PS quer feira dos Carvalhos espaço moderno e multifuncional em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, 21 ago (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou hoje um "projeto simples, mas ambicioso e inovador" para a reabilitação da feira dos Carvalhos, que passa pela modernização de infraestruturas e por tornar o espaço multifuncional.

"Reconhecemos que o município não está vocacionado para grandes obras megalómanas. Se queremos fazer alguma coisa pela mudança das condições de vida das pessoas é a partir das coisas simples e óbvias que temos que intervir, e o município tem que estar muito atento a estas coisas", afirmou o candidato, em declarações à Lusa, no final da apresentação do projeto, no largo França Borges.

O projeto, amigo do ambiente e cuja execução está estimada em cerca de dois milhões de euros, pretende dotar o local de todas as infraestruturas necessárias para a projeção nacional da feira, de modo a potenciar o volume de negócios.

Segundo o arquiteto Norberto Silva, responsável pelo projeto, a ideia é intervir nas categorias subsolo, solo e espaço aéreo.

Ao nível do solo, o projeto prevê a substituição dos cubos de granito por asfalto, dos degraus por rampas, a delimitação dos lugares dos feirantes e, entre outros pontos, a requalificação dos sanitários e dos edifícios da venda de peixe e carne.

A ideia é também implementar um "sistema de compra por trólei", o que permite aos clientes terem ali à disposição carrinhos para as compras.

No subsolo, a obra "é mais complexa", admitiu o arquiteto, explicando que será preciso executar as redes elétrica, de água potável e de águas pluviais, com respetivos depósitos.

É que, na categoria espaço aéreo, o projeto prevê umas lonas pré-montadas que, além de protegerem feirantes e clientes de intempéries e do sol, recolhem águas pluviais.

A água da chuva é encaminhada pelo mastro que suporta a lona até um reservatório, que servirá para a lavagem do recinto de cada feirante e para a rega das zonas verdes.

Está também prevista a instalação de wireless.

O candidato do PS afirmou que aquele espaço deve ser rentabilizado nos outros dias da semana para atividades culturais e recreativas.

"O dr. [Luís Filipe] Menezes teve um papel muito importante e foi um grande presidente de Câmara em muitos domínios, mas infelizmente não se rodeou de pessoas suficientemente próximas das realidades", disse.

Para Eduardo Vítor, "paralelamente à manutenção de Gaia na primeira divisão de projetos macro [desenvolvidos por Menezes]", é preciso agora "voltar à realidade objetiva das pessoas e de lhes alterar as condições de vida para melhor".

A reabilitação da feira dos Carvalhos é um projeto "que é antecâmara do que poderemos fazer a partir de outubro", frisou Eduardo Vitor, comprometendo-se a "fazer da zona um polo de atração do ponto de vista comercial".

Para além de Eduardo Vitor, estão na corrida autárquica em Gaia José Guilherme Aguiar (independente), Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente) e Cristiana Máximo (PCTP/MRPP).

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.