Bragança alerta população para ameaça da falta de água

Bragança alerta população para ameaça da falta de água
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Bragança está a distribuir panfletos à população a apelar à poupança de água e a alertar para a possibilidade de a cidade ter de recorrer novamente a camiões cisterna para garantir o abastecimento.

Num panfleto colocado nas caixas de correio, o município enfatiza que "apesar de ter chovido muito no inverno", os rios e a única barragem que abastece os cerca de 30 mil habitantes, a da Serra Serrada, estão com níveis "muito baixos".

A barragem ainda tem reservas para mais de três meses - 100 dias - segundo a própria autarquia, que antecipa, no entanto que "caso não ocorra precipitação e os consumos atuais se mantiverem, será necessário recorrer ao transporte de água em camiões cisternas", como aconteceu nos anos de 2005, 2007 e 2011.

A construção da segunda barragem, a de Veiguinhas, para reforçar o armazenamento já começou, mas só estará pronta em outubro do próximo ano, "pelo que o abastecimento público de água a Bragança não está garantido até essa data", lê-se no desdobrável.

O documento, que chama a atenção dos destinatários com um "Urgente" na capa, apela aos munícipes para que poupem água e dá orientações nesse sentido.

"É urgente poupar água, pois só teremos água para mais 100 dias", lê-se no desdobrável distribuído numa altura em que os consumos aumentam, nomeadamente com a presença dos emigrantes, que escolhem o verão para visitar a terra natal.

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, já tinha alertado publicamente que a ameaça da falta de água para abastecimento à população permanece, apesar de ter tido início a construção da polémica barrarem de Veiguinhas.

A obra começou em julho, passados mais de 30 anos do início do projeto para o abastecimento de água a Bragança através do Alto Sabor.

De todo o sistema falta apenas concluir a segunda barragem, que foi objeto de sucessivos chumbos ambientais por se localizar no Parque Natural de Montesinho, até obter luz verde do Governo, há pouco mais de um ano.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.