Jari-Matti Latvala vence o Rally de Portugal

| Desporto
Porto Canal

O piloto finlandês Jari-Matti Latvala venceu o Rally de Portugal batendo Sébastien Ogier. Latvala estreia-se a ganhar o Rally em portugal e marcou também a primeira vitória no WRC de 2015. Pódio monopolizado pela Volkswagen.

Na Power Stage de Fafe o piloto francês foi o mais rápido mas na geral terminou a 8,2s do finlandês. Os dois piolotos da Volkswagen/Motorsport entraram para a última classificativa em Fafe separados por 10,5s. Para segurar a vitória de muito valeu a capacidade de resposta de latvala na longa e dura classificativa de Vieira do Minho, que venceu.

"Muita gente já duvidava se eu conseguiria recuperar destes três ralis sem pontuar. Sempre que me perguntavam isso eu respondia que já tive momentos um pouco piores, mas este era de facto um dos momentos mais difíceis da minha carreira. Conseguir recuperar e ganhar desta forma é um sentimento incrível. É uma vitória muito especial e uma forma de retribuir aos que acreditaram em mim", referiu o finlandês de 30 anos.

Líder desde sexta-feira, Latvala conservou o comando nas três derradeiras especiais, na região do Minho, perante a ameaça do francês Sébastien Ogier, e terminou o rali em 3:30.35,3 horas, com 8,2 segundos de vantagem sobre o bicampeão do mundo, enquanto o norueguês Andreas Mikkelsen foi o terceiro, a 28,6 segundos.

Vencedor das três primeiras provas -- Monte Carlo, Suécia e México -- Ogier consolidou a liderança do Mundial, com 105 pontos, e Mikkelsen ascendeu a segundo com 63, trocando de posição com o norueguês Mads Ostberg (Citroën), enquanto Latvala, com a 13.ª vitória da sua carreira, subiu ao sexto lugar, com 46 pontos.

Ogier, o bi-campeão do mundo, ficou em segundo lugar e de muito valeu o furo no primeiro troço de sexta-feira, em Ponte de Lima, que o fez perder 10 segundos. Markku Alen mantém o seu recorde de triunfos intacto.

"Sei que muita gente ficou contente com este rali porque é aborrecido quando o melhor ganha sempre", afirmou Ogier.

Kris Meeke foi o quarto classificado a 48,7s de Latvala e Ott Tänak, que estreou a nova versão do Ford Fiesta RS WRC, ficou em quinto lugar, à frente do melhor Hyundai, o de Dani Sordo.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".