Costa recusa contrato único, mas insiste na restrição dos contratos a prazo

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa, 23 mai (Lusa) - O secretário-geral do PS, António Costa, disse hoje que não existe razão para o "contrato único" de trabalho, considerando que é preciso fazer uma "forte restrição aos contratos a prazo" e introduzir uma via conciliatória.

"Não há razão para termos contrato único, a única coisa que é necessário é, de facto, restringir o uso e o abuso do contrato a prazo e garantir a todos, sejam empregadores, sejam trabalhadores, que o fim da relação de trabalho não tem de ser um fim de conflito arrastando-se anos em tribunal, num processo litigioso que não é bom para ninguém", afirmou o líder socialista, na sessão de abertura do congresso da corrente sindical socialista da CGTP, que decorre num hotel em Lisboa.

Em jeito de resposta às críticas que se têm ouvido no interior do PS à ideia de contrato único, previsto no cenário macroeconómico proposto por um grupo de economistas, António Costa recusou a ideia de substituir "os contratos a prazo por aquilo que alguns chamam o contrato único".

"Nós não propomos o contrato único, hoje na legislação de trabalho já não há nenhuma razão objetiva para alguém entender que no respeito estrito da garantia constitucional de que não há nem nunca haverá despedimento individual sem justa causa de que seja possível que as relações de trabalho cessem por motivos atendíveis às realidade económicas micas, ao ciclo económico e aquilo que é a necessidade de equilibrar os quadros da empresa com a garantia da sua sustentabilidade em função do ciclo econômico", referiu.

Ou seja, precisou, aquilo que se propõe é tão só formalizar algo já praticado em muitas empresas, que é "a possibilidade das partes poderem acordar acima dos mínimos da lei, poupando-se a conflitos arrastando em tribunal quando podem por via conciliatória resolverem um problema".

VAM // NS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".