Coreia do Norte ordena 'camuflagem' de navios de guerra para evitar vigilância

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 27 mai (Lusa) -- O líder da Coreia do Norte ordenou que fossem camuflados os navios de guerra do exército durante uma inspeção, na tentativa de evitar a constante vigilância por parte dos EUA e da Coreia do Sul, informou hoje a agência estatal KCNA.

Kim Jong-un deu a instrução aos soldados depois de verificar, durante a inspeção à unidade 292 da Marinha, que havia navios de guerra atracados em lugares expostos, considerando que existia necessidade de os camuflar, detalhou a KCNA, mas sem especificar a data da visita.

A agência oficial norte-coreana destacou que Kim Jong-un comentou com o soldados que os "inimigos" da Coreia do Norte tentam rastrear constantemente os movimentos dos recursos militares norte-coreanos, sendo, por isso, imperativo que sejam ocultados.

O líder norte-coreano referia-se às amplas e contínuas atividades de vigilância sobre o Exército da Coreia do Norte, por parte de Seul e de Washington, principalmente através de imagens de satélite, a fim de tentar detetar os movimentos das tropas e equipamentos de combate do regime comunista.

Os aliados usam a informação para avaliar o nível de ameaça que a Coreia do Norte representa, elevando, normalmente, o seu alerta quando observam um intensificar da atividade militar do regime ou certos movimentos que indiciam algum tipo de ação extraordinária, como ensaio nuclear ou de mísseis.

Kim Jong-un também instou as altas patentes militares do país a melhorarem qualquer tipo de deficiências que possa afetar a sua capacidade de combate, apelando para que realizem rápidas correções a fim de garantir uma adequada preparação.

As novas ordens do líder norte-coreano chegam numa altura de aparente calma, depois de um período de grave tensão -- sobretudo entre março e abril --, em que Pyongyang lançou uma campanha de ameaças de guerra contra Seul e Washington.

O Exército Popular norte-coreano, um dos maiores do mundo (com mais de 1,1 milhões de efetivos), realizou recentemente uma série de exercícios militares durante os quais lançou vários mísseis de curto alcance.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.