CNE proíbe envio de propaganda política por telefone e e-mail

CNE proíbe envio de propaganda política por telefone e e-mail
| Política
Porto Canal

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) proibiu hoje propaganda eleitoral por "infomail" e centros de contactos telefónicos, depois de ter recebido várias queixas de cidadãos a propósito de candidaturas autárquicas no Porto e Braga.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CNE, Fernando Costa Soares, disse que vários cidadãos se queixaram de terem sido "bombardeados" com mensagens escritas no telemóvel com conteúdo de "propaganda eleitoral".

Fernando Costa Soares referiu que, após estas queixas, a CNE decidiu pedir aos partidos que repensassem o conteúdo das mensagens que enviam tanto para os telemóveis como para o correio eletrónico.

"A nossa ideia é que os partidos se moderem na forma como se querem promover. Podem divulgar as suas iniciativas, mas sem fazer propaganda política", apontou.

No mesmo sentido, a CNE decidiu que haveria uma exceção a essa proibição desde que respeitassem as mesmas orientações previstas na lei para a imprensa.

"Podem ser divulgadas iniciativas de campanhas específicas desde que essa divulgação se limite a identificar a candidatura, a iniciativa, a data, a hora e o local da sua realização e os participantes, se for o caso", esclarece a página do CNE na internet.

As eleições autárquicas realizam-se a 29 de setembro.

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".