Fogo em Góis já consumiu cerca de mil hectares

Fogo em Góis já consumiu cerca de mil hectares
| País
Porto Canal

A presidente da Câmara Municipal de Góis disse hoje à Lusa que o incêndio que lavra desde terça-feira à tarde naquele concelho já queimou cerca de mil hectares, o equivalente a mil estádios de futebol.

"A área ardida calculava-se, por volta das 04:00 [de hoje], em cerca de mil hectares", afirmou hoje de manhã Lurdes Castanheira, em declarações à agência Lusa.

Até ao final de julho deste ano, os incêndios florestais tinham consumido uma área de quase 18 mil hectares em Portugal.

A autarca, que esteve no local até cerca das 04:00, referiu que a área do incêndio é "muito difícil de combater" porque se trata de "uma zona de muita montanha, com forte vegetação, particularmente de eucalipto, o que também favorece a propagação do fogo".

A essa hora, adiantou, "o perigo junto das populações era menor", mas o incêndio chegou a ameaçar pessoas e consumiu várias casas.

De acordo com Lurdes Castanheira, "há casas ardidas, mas nenhuma de habitação permanente" e "todas as pessoas que estavam em perigo eminente foram retiradas para a secção dos bombeiros de Alvares, onde muitas pernoitaram para acautelar eventuais perigos".

Hoje de manhã, um grupo de elementos da autarquia vai "fazer uma volta por todas as freguesias [do concelho de Góis], com uma equipa [constituída por] dois assistentes sociais e uma psicóloga, para fazer um levantamento exaustivo dos danos e prejuízos".

Quase 700 bombeiros combatiam às 09:00 de hoje sete incêndios em Portugal continental, estando 428 destacados para o fogo que lavra no concelho de Góis, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo informação disponibilizada na página da ANPC na Internet, o incêndio florestal na localidade de Roda Cimeira, concelho de Góis, distrito de Coimbra, deflagrado cerca das 14:00 de terça-feira, mantinha uma frente ativa às 09:00. A essa hora, o incêndio, com uma frente ativa, era combatido por 428 operacionais, apoiados por 129 veículos e um meio aéreo.

Na Serra do Caramulo/ Silvares, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, um total de 87 operacionais, apoiados por 24 veículos, combatiam às 09:00 uma frente ativas de um incêndio em mato, cujo início foi registado às 00:25.

Em Viseu lavram ainda outros três incêndios, nos concelhos de Resende, Castro Daire e Vouzela.

O fogo em Alcofra (Vouzela) mobilizava, às 09:00, 27 operacionais apoiados por seis veículos no combate a duas frentes ativas. Este incêndio teve início registado às 23:54.

O fogo em Fazamões/Paus (Resende), iniciado às 22:22 de terça-feira, mobilizava às 09:00 de hoje 18 operacionais apoiados por cinco veículos no combate a três frentes ativas.

Já o incêndio em Cotelo/Gosende (Castro Daire), com uma frente ativa, que deflagrou às 00:41 de hoje, era combatido às 09:00 por 28 bombeiros, apoiados por seis veículos e um meio aéreo.

Outro incêndio em mato em Montaria, no concelho e distrito de Viana do Castelo, tinha às 06:50 uma frente ativa, que estava a ser combatida por 20 elementos, apoiados por cinco veículos.

Também em Viana do Castelo, mas em Cousso/Paderne, no concelho de Melgaço, lavrava às 09:00 um fogo com duas frentes ativas, que estava a ser combatido por 92 operacionais apoiados por 30 veículos e um meio aéreo.

Na terça-feira, a ANPC registou 350 incêndios, que foram combatidos por 8.525 operacionais, com o auxílio de 2.224 veículos.

O Instituto do Mar e da Atmosfera estima que hoje haja uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura mínima no Alentejo.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.