Nove distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo por temperaturas altas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 ago (Lusa) -- Nove distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas máximas elevadas, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Os distritos sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, são: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora e Beja.

De acordo com o IPMA, o aviso vai estar em vigor até às 19:59 de hoje no continente, e até às 19:59 de quinta-feira nas ilhas da Madeira e de Porto Santo.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado por nuvens baixas no litoral a norte do Cabo da Roca até ao final da manhã. O IPMA acrescenta que esta nebulosidade poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

O vento hoje deverá soprar fraco, a menos de 15 quilómetros por hora (km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) no litoral durante a tarde. Nas terras altas do Norte e Centro, o vento deverá soprar moderado (15 a 25 km/h) durante a manhã e a tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, no Porto de 21 e em Faro de 28.

O IPMA prevê que hoje haja uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura mínima no Alentejo.

JRS // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.