Futebol: Sindicato da PSP quer que comandante do CI explique proibição de material

| Desporto
Porto Canal / Agências
Lisboa, 21 (Lusa) -- A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia quer que o comandante do Corpo de Intervenção (CI) da PSP esclareça a ordem dada aos elementos para não usarem equipamentos de proteção nos festejos dos adeptos benfiquistas em Lisboa.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que o sindicato vai pedir ao comandante do CI da PSP uma reunião para esclarecer a ordem dada aos polícias de choque para os festejos no Marquês de Pombal.

Segundo Paulo Rodrigues, a ASPP teve conhecimento, através de elementos do CI, que foi dada uma ordem superior para que não usassem o equipamento durante a operação policial montada para a festa do bicampeonato do Benfica.

Só depois do início dos confrontos é que os elementos do CI foram buscar, às carrinhas, os equipamentos, como caneleiras, proteções do dorso e braço, capacetes e escudo.

"Esta situação é estranha", disse o presidente da ASPP, que é ele próprio elemento do CI, explicando que, desde 2004, os polícias do Corpo de Intervenção utilizam sempre o equipamento de ordem pública em eventos com a dimensão da festa que decorreu no domingo.

Se a PSP não queria que os agentes do CI estivessem no Marquês de Pombal equipados com material de ordem pública e pretendia um policiamento apenas de visibilidade, deveria ter optado por mobilizar para o local polícias do patrulhamento e das Equipas de Intervenção Rápida (EIR), afirmou.

Se fosse necessário, acrescentou, os elementos do Corpo de Intervenção ficariam na retaguarda e intervinham.

Paulo Rodrigues sublinhou que não se pode utilizar no policiamento de visibilidade elementos do CI, cuja missão é repor a ordem pública.

Para o presidente da ASPP, "ainda mais se justificava" a utilização de material de proteção desde o início, uma vez que a PSP deu parecer negativo aos festejos.

Na segunda-feira, a direção nacional da PSP referiu que, durante o restabelecimento da ordem pública, ficaram feridos 16 polícias com escoriações devido ao arremesso de pedras, garrafas de vidro e material pirotécnico.

Paulo Rodrigues adiantou que há um elemento do CI que corre o risco de perder a visão, outro perdeu três dentes e um outro agente foi atingido com uma pedra nos órgãos genitais.

Paulo Rodrigues disse ainda que a ASPP vai hoje enviar um ofício à Câmara Municipal de Lisboa, questionando-a sobre o valor que a autarquia gastou com a segurança, tendo em conta que os polícias a fazer remunerados, no domingo à noite, eram um minoria e grande parte do dispositivo pertencia à Unidade Especial de Polícia, que não recebe pagamento extra.

Segundo a direção nacional da PSP, os incidentes no domingo começaram com alguns adeptos do Benfica a arremessar vários objetos, nomeadamente garrafas de vidro, o que levou a uma intervenção policial localizada para acabar com o incidente e evitar que se alastrasse e ganhasse maior dimensão.

No entanto, os intervenientes na rixa atiraram garrafas de vidro e outros objetos aos polícias, tendo a intervenção policial localizada, feita pelo efetivo presente no local, não conseguido cessar a desordem, pelo que foi necessário acionar reforços policiais e usar a força pública para restabelecer a ordem no local.

CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.