Fogo em Góis "longe de ser controlado" mas sem populações ameaçadas

| País
Porto Canal / Agências

Góis, 21 ago (Lusa) -- O incêndio que deflagrou ao início da tarde no concelho de Góis, Coimbra, "está longe de ser controlado", mas pelas 23:50 de terça-feira não havia populações em risco, afirmou o Comando Distrital de Operações de Socorro.

"Não há populações ameaçadas, mas está longe de estar controlado", disse à Lusa fonte do CDOS de Coimbra.

De acordo com a mesma fonte, o incêndio, que registava àquela hora duas frentes ativas, obrigou, durante a tarde, à evacuação das freguesias de Casal Novo, Rosa Cimeira, Roda fundeira, Amiozinho e Cabeçadas, no concelho de Góis.

Entretanto, o risco de destruição de habitações já não se verifica e algumas pessoas já regressaram às respetivas casas.

Contacta pela Lusa, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira, revelou à Lusa, cerca das 23:30, que "já arderam pelo menos mil hectares de floresta" ao longo do dia de terça-feira.

"Não há habitações em risco, mas continua tudo a arder", afirmou Lurdes Castanheira, que confirmou a evacuação de algumas localidades durante a tarde de terça-feira.

Algumas das pessoas retiradas foram enviadas para os Bombeiros Voluntários de Alvares, no concelho de Góis, "onde estão a ser distribuídas refeições", disse a presidente da autarquia.

Apesar de não ser possível avançar com o número de pessoas desalojadas, Lurdes castanheira disse tratarem-se "maioritariamente de idosos e pessoas que se encontravam de férias ma zona".

As telecomunicações estão cortadas devido ao fogo, que teve início às 13:59 de terça-feira.

Pelas 00:08 de quarta-feira, de acordo com a informação disponibilizada na página da internet pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, encontravam-se no terreno a combater o incêndio cerca de 537 operacionais e 157 veículos.

O apoio aéreo foi interrompido pelas 20:30 de terça-feira.

SMS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".