Bloco quer "parar destruição" dos transportes públicos no Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 20 ago (Lusa) -- A candidatura do Bloco de Esquerda no Porto, encabeçada por José Soeiro, apresentou hoje sete propostas para "parar a destruição do serviço público de transportes" na cidade e para promover a sua utilização.

Para contrariar a descida do número de passageiros nos transportes públicos do Porto, que o Bloco diz ter sido de nove milhões para a STCP "só no primeiro semestre de 2013", a candidatura começa por propor a retoma do passe social e a redução dos preços "para os valores de 2011".

Em declarações à Lusa, após uma conferência de imprensa sobre transportes públicos e mobilidade, o candidato à Câmara José Soeiro defendeu ainda que a "STCP deve ter uma gestão pública, com participação maioritária dos municípios".

"Ou seja, não pode ser gerida a partir de Lisboa. Isso é importante para que os interesses da mobilidade e os interesses dos cidadãos do Porto possam ser também melhor acautelados, sendo que entendemos que o financiamento deve ter participação do estado central", acrescentou.

Para os bloquistas é também possível "poupar três milhões de euros [por ano] através da recuperação de pelo menos dez quilómetros de corredor BUS que a coligação PSD/CDS eliminou na cidade", uma vez que seria possível aumentar a velocidade comercial dos veículos e poupar em combustíveis.

A candidatura do BE ao Porto defende ainda a valorização do elétrico, que não deve ser apenas uma atração turística "mas também meio de transporte para a população", e o alargamento dos horários dos autocarros e metro durante o fim de semana.

José Soeiro propõe também uma "nova abordagem em relação ao estacionamento" na cidade, com revisão dos contratos de concessão e redução de preço para utentes.

"Deviam ser desenvolvidas parcerias com o comércio e com os equipamentos culturais para que, nomeadamente na baixa do Porto, o consumo, talão ou bilhete de espetáculo pudessem dar direito à redução para metade no estacionamento ou mesmo isenção", salientou.

O Bloco defende ainda a "necessidade de realizar um inquérito à mobilidade no concelho do Porto a partir do qual se deve garantir que nenhum território na cidade fica mal servido de transportes".

A conferência de imprensa do Bloco esteve inicialmente prevista para ser realizada na rotunda do Freixo, onde seria intervencionado um novo 'outdoor' da campanha, mas acabou por mudar de lugar depois de o mesmo ter sido retirado.

"Sabemos que foi a Câmara Municipal [do Porto] que retirou esse 'outdoor' e que retirou outros. Estamos em contacto com a Comissão Nacional de Eleições porque entendemos que essa retirada é ilegítima e amanhã [quarta-feira] tomaremos uma posição pública", comentou José Soeiro.

Para além de José Soeiro pelo BE, estão na corrida às autárquicas no Porto Luís Filipe Menezes (PSD), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente apoiado pelo CDS-PP), Pedro Carvalho (CDU), Nuno Cardoso (independente) e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

LIL // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.