Câmara de Aveiro apoia Bombeiros com cerca de 1,5 milhões de euros

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 ago (Lusa) - A Câmara de Aveiro (PSD/CDS) celebrou protocolos com as duas corporações de bombeiros do concelho que envolvem uma verba global de cerca de 1,5 milhões de euros, informou hoje a autarquia.

Os acordos subscritos na passada segunda-feira preveem o reforço das verbas atribuídas anualmente pela autarquia às duas instituições, que passam de 240 para 320 mil euros.

A este valor acresce o valor que é mensalmente transferido para as Equipas de Intervenção Permanente, o qual se traduz em mais de cinco mil euros mensais.

A autarquia decidiu ainda doar à Companhia Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes - Bombeiros Novos um terreno com uma área de 13.350 metros quadrados para a construção das novas instalações do quartel.

"Trata-se de um desejo há muito manifestado pelos Bombeiros Novos e que a autarquia agora torna realidade", refere uma nota camarária.

O terreno, com um valor que ronda os 667 mil euros, está localizado na rua das Cardadeiras, junto à EN 109, na freguesia de Esgueira.

A Câmara e os Bombeiros Velhos de Aveiro assinaram ainda um contrato de comodato, com a duração de 25 anos, tendo em vista a utilização do edifício na rua Mário Sacramento, ao lado do quartel da corporação.

Com a cedência deste edifício, com um valor patrimonial de 300 mil euros, pretende-se criar condições para que possa ser implementado o projeto "A Chama Viva", dinamizado pelos Bombeiros Velhos.

O projeto prevê a construção de uma cantina social e uma biblioteca/sala de estudo, potenciando uma intervenção ao nível socioeducativa com os bombeiros e suas famílias, para além da organização de uma equipa de apoio domiciliário e médico para responder às necessidades identificadas nos elementos que integram o corpo ativo desta corporação, bem como as suas famílias.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.