BE de S. Pedro Sul denuncia falta de condições de sapadores florestais

| Política
Porto Canal / Agências

S. Pedro do Sul, 20 ago (Lusa) -- O Bloco de Esquerda (BE) de São Pedro do Sul denunciou hoje a alegada falta de condições para que as equipas de Sapadores Florestais possam fazer vigilância aos incêndios.

"Em São Pedro do Sul, as entidades responsáveis pela gestão das cinco equipas de Sapadores Florestais existentes no concelho veem-se com grandes dificuldades para garantir os serviços de vigilância a que estão obrigadas, por falta de dinheiro", lamenta aquela estrutura, em comunicado.

O BE considera ainda a situação mais grave "numa altura em que a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu alerta laranja para o Sistema Integrado de Operações de Socorro e para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, para os próximos dois dias, em todos os distritos".

Segundo o BE, esta falta de financiamento é resultante "dos atrasos do Ministério da Agricultura no pagamento das equipas de Sapadores Florestais, que estão a por em risco as atividades destes profissionais".

"Alguns responsáveis pelas equipas de Sapadores Florestais ponderam a interrupção das atividades de vigilância", avisa, lembrando que as temperaturas, os níveis de humidade e de vento previstos para os próximos dias criam "um contexto de enorme perigo para a floresta".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.