Milhares protestam em Varsóvia contra casamento homossexual

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 26 mai (Lusa) -- Dezenas de milhares de polacos e várias dezenas de franceses opositores do casamento homossexual desfilaram hoje em Varsóvia, capital polaca, em defesa da família tradicional composta por um homem e uma mulher, avançou a AFP.

"Estamos solidários com os franceses e com a sua luta pelos valores tradicionais da família", disse à agência de notícias France Presse (AFP) um dos organizadores da marcha, Jacek Sapa.

"Franceses, não baixem os braços, estamos convosco", disse Sapa perante as dezenas de milhares de participantes no protesto, reunidos no centro histórico de Varsóvia.

Thibaud Contamine, coorganizador da manifestação pelo lado dos franceses que vivem na Polónia, afirmou que "este não é apenas um problema da França, mas sim um problema de toda a Europa, que enfraquece a verdadeira família".

Dirigindo-se ao seu presidente da República, os manifestantes franceses gritaram "Hollande, não queremos a tua lei", sendo de seguida aplaudidos pelos participantes polacos.

Esta é a oitava vez que se realizam na Polónia marchas em defesa da família, decorrendo em centenas de cidades do país, entre as quais Cracóvia, Lublin e Poznan, referiu a AFP.

A 18 de maio, a França tornou-se o 14.º país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de o presidente François Hollande ter assinado a lei que provocou meses de debate político.

O presidente francês assinou a legislação um dia depois de o Tribunal Constitucional ter rejeitado um pedido legal da oposição, o último obstáculo para aprovar o projeto de lei. A legislação também permite a adoção por casais homossexuais.

IMA (AJG) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.