Câmara de Alcácer do Sal aprova redução do IMI e da Derrama para 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Alcácer do Sal, 20 ago (Lusa) -- A Câmara de Alcácer do Sal aprovou a redução, para o próximo ano, do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e da taxa de Derrama para pequenas e médias empresas, tal como tem decidido nos últimos anos.

O município lembrou hoje que tem vindo a "diminuir as taxas" que cobra aos munícipes há "vários anos" e de "forma consistente, sendo este um novo decréscimo, o qual carece agora de aprovação pela Assembleia Municipal.

O objetivo da autarquia, que argumentou ser o município com "a mais baixa carga fiscal do distrito de Setúbal", é contrariar "o aumento generalizado da carga fiscal promovido pelo Governo e que tanto tem penalizado as famílias".

Para vigorar no próximo ano, o executivo liderado pelo socialista Pedro Paredes, que não se recandidata nas eleições autárquicas de 29 de setembro, aprovou um Imposto Municipal sobre Imóveis de 0,5% para os prédios urbanos não reavaliados e de 0,3% para os prédios urbanos já avaliados nos temos do Código do IMI.

Este valor traduz-se na diminuição de uma décima em cada um dos montantes, em comparação com o praticado este ano e colocando estas taxas nos "valores mais baixos de sempre e mínimos permitidos por lei".

Quanto à Derrama, foi fixada em 1% e 0,75%, respetivamente, para a generalidade das empresas e para aquelas cujo volume de negócios não tenha ultrapassado os 150 mil euros no ano anterior.

"Em ambos os casos, tratou-se de uma diminuição de 0,5% nas taxas a cobrar", privilegiando as "pequenas e médias empresas que constituem a maioria do tecido económico do concelho".

Segundo a câmara municipal, esta nova redução de impostos significa, na prática, que a autarquia vai abdicar "voluntariamente de receitas próprias" estimadas em "200 mil euros", em 2014.

Quanto à participação variável a que as câmaras têm direito no IRS cobrado aos residentes no seu território, o executivo vai mantê-la nos 4%, "um ponto a menos do que o máximo possível por lei".

"Esta política fiscal, coerente nos últimos anos, é desenvolvida de forma ponderada, não colocando em causa o funcionamento da autarquia nem os projetos em curso, uma vez que a câmara goza de uma situação financeira equilibrada", argumentou o município.

A próxima reunião da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal, onde esta matéria deve ser analisada, está agendada para o último dia deste mês.

RRL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".