Almeida Henriques defende construção de matadouro de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 20 ago (Lusa) -- O candidato do PSD à presidência da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, considerou hoje prioritária a construção de um matadouro no concelho, que é há muito reivindicada pelos criadores de gado da região.

Na sequência do encerramento da unidade de abate da PEC-Lusa, em junho de 2003 (por não respeitar as diretrizes comunitárias), os criadores de gado têm-se queixado do elevado preço que pagam pelo transporte dos animais para outras cidades.

Almeida Henriques, que esteve reunido com a Associação dos Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA), defendeu que "o setor agropecuário apresenta grande potencial económico e de emprego na cidade/região de Viseu" e que "a perda de dinamismo das últimas décadas justifica hoje uma política de crescimento e uma ação pública em contraciclo".

Nesse âmbito, entende que deve ser revisto o projeto já existente para a construção do matadouro regional de Viseu, de forma a redimensioná-lo às atuais necessidades produtivas dos pequenos e médios operadores e seguindo "uma lógica de proximidade e influência local e regional".

"Negar a nossa base agropecuária seria rejeitar uma janela do presente e do futuro de Viseu. A marca rural está presente no ADN do concelho e da região", frisou Almeida Henriques.

O antigo secretário de Estado Adjunto da Economia referiu que "as atividades agropecuárias têm um papel insubstituível na valorização da terra, na coesão social e na formação de rendimento dos pequenos agricultores nas freguesias rurais".

Com o objetivo de construir um novo matadouro regional em Viseu, foi constituída em junho de 2007 a MateViseu, tendo como principal acionista o belga Jan Swaegers, que se comprometeu a assegurar mais de metade dos 535 mil euros de capitais próprios.

A lista dos 14 acionistas incluiu Jan Swaegers, com 305 mil euros (57%), a ACGBA, com 50 mil euros (9,3%), e a Câmara Municipal de Viseu, com 38.500 euros (7,1%), que foram os principais impulsionadores do matadouro.

As câmaras de Moimenta da Beira, Sátão, Sernancelhe, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira (do distrito da Guarda) e Vila Nova de Paiva, a Associação de Criadores de Gado da Beira Távora, a Cooperativa Agrícola do Sátão, a Agroviseu e dois particulares (um talhante e um produtor) também integraram a sociedade.

O projeto da MateViseu não chegou a avançar, devido ao indeferimento de uma candidatura ao Proder (Programa de Desenvolvimento Rural).

Após a reunião com a ACGBA, Almeida Henriques considerou também ser necessário rever o protocolo de cooperação entre o município de Viseu e a associação "para enquadrar uma nova visão de colaboração".

Um dos objetivos passará por "estimular medidas locais de promoção sanitária animal e de segurança alimentar, enquanto fatores de proteção da qualidade e de valorização da produção local".

Nas eleições autárquicas vão disputar votos em Viseu, além de Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS/PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.