PS denuncia "golpe e manipulação partidária" nas eleições do Turismo do Centro

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 20 ago (Lusa) - O presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista (PS) acusou hoje o candidato único à liderança do Turismo Centro de Portugal de ser responsável por "um golpe e por manipulação partidária" nas eleições agendadas para quarta-feira.

Em comunicado, Pedro Coimbra contestou a data das eleições que garante estarem "feridas de seriedade e transparência" e responsabilizou o candidato e atual presidente daquele organismo de apresentar uma lista que "corresponde a uma instrumentalização descarada, vergonhosa e de irresponsável partidarização" e que integra, "na sua maioria, (...) destacados militantes, autarcas e dirigentes do PSD".

À Lusa, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, recusou fazer "qualquer comentário de caráter partidário".

Contudo, salientou que "a marcação das eleições decorre do preceituado da lei" e sustentou que a constituição da lista procurou não só representar todo o território, mas também garantir "a presença maciça de empresários e do setor privado", assim como assegurar "um largo consenso político local".

Já o líder distrital de Coimbra do PS frisou que os convites ao presidente da Câmara de Castelo Branco (PS) e ao presidente de Câmara de Ourém para integrarem a lista são "exceções", sendo que o primeiro "é proposto para o lugar apenas simbólico da presidência da Assembleia Geral" e o segundo "para vogal da direção, (...) um lugar completamente inócuo".

O candidato Pedro Machado, por seu lado, diz estranhar as acusações, considerando-as "um ataque do PS a autarcas como Joaquim Mourão, de Castelo Branco, ou Paulo Fonseca, de Ourém".

Quanto ao agendamento das eleições, o presidente do Turismo Centro de Portugal lembrou que a lei determina que estas sejam realizadas "no prazo de trinta dias após a publicação em Diário da República dos estatutos" daquele organismo.

"Nós cumprimos a lei", afirmou, aconselhando Pedro Coimbra "a informar-se melhor e a conhecer a legislação".

No comunicado, o dirigente socialista recorda que o universo eleitoral é constituído por cem municípios que compõem a Região de Turismo do Centro e que as eleições autárquicas estão agendadas para 29 de setembro.

"A pressa da maioria (PSD e CDS) que votou e aprovou a atual Lei Orgânica na Assembleia da Republica (com os votos contra do PS), bem como a pressa evidenciada por Pedro Machado em realizar as eleições para a constituição dos órgãos da Turismo Centro de Portugal, não passam de um golpe para assegurar a sua própria reeleição antes mesmo das eleições autárquicas acontecerem e, assim, evitar o risco de que o cenário se altere", assinalou.

Pedro Coimbra defendeu ainda que o distrito de Coimbra deveria estar representado numa vice-presidência executiva daquele organismo e exigiu que a entidade ficasse sediada naquele território.

JYMC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.