Responsável do Jogos Olímpicos Rio2016 diz que "não existirão 'elefantes brancos'"

| Desporto
Porto Canal / Agências
Lisboa, 18 mai (Lusa) - O vice-diretor-geral do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 garantiu hoje que "não existirão 'elefantes brancos' no Rio de Janeiro", observando que o evento "custará metade de Londres2012" e deixará um importante legado à cidade.

Durante uma palestra na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa, Leonardo Gryner deixou também a certeza que, "neste momento, todas as obras estão dentro do prazo" para receber o maior evento desportivo mundial, entre 05 e 21 de agosto de 2016.

"Não existirão 'elefantes brancos' no Rio de Janeiro. Por exemplo, todas as instalações dos Jogos Pan-americanos de 2007 estão a ser utilizadas. 71% das infraestruturas já existia, sendo apenas 12% novas e os restantes 17% são equipamentos temporários", assinalou.

O responsável da organização do Rio2016 explicou que o valor global ascenderá a 15,3 mil milhões de dólares (13,42 mil milhões de euros), mas precisou que mais de metade provirá de investimento privado e que nele está incluída a construção de uma série de infraestruturas que beneficiarão os habitantes da cidade carioca.

"Os Jogos deixarão um legado desportivo - e lembro que até aos Pan-americanos não se construía uma infraestrutura desportiva no Rio de Janeiro em mais de 50 anos -, mas também um legado transformador, com destaque para o sistema global de transportes e a requalificação da zona portuária, à semelhança do que aconteceu em Lisboa com a Expo98", comparou.

O melhoramento do sistema de tratamento de esgotos da Baía de Guanabara, onde se vão disputar as competições de vela, será outro dos importantes benefícios que os Jogos Olímpicos trarão ao Rio de Janeiro, mas, no total, serão 72 cidades de 17 estados a sofrerem obras de beneficiação com vista à realização do evento.

A organização teve a preocupação de se reunir com os responsáveis governativos com vista a inteirar-se das necessidades da cidade antes de se lançar na projeção do evento, que, ao contrário de edições anteriores, terá um cariz descentralizador, alargando-se a quatro zonas distintas: Barra, Maracanã, Deodoro e Copacabana.

Outras preocupações passaram pela criação de um projeto educativo baseado em valores olímpicos e paralímpicos e que já ganhou letra de lei ao integrar a política pública de educação e na diminuição da pegada ecológica da competição, que levará a que as medalhas conquistadas pelos atletas sejam constituídas à base de material reciclado.

Um total de 240.000 voluntários está já em fase de seleção e a segurança dos Jogos será assegurada "tal como foi em outros grandes eventos que se realizaram na cidade", até porque o Brasil "não tem historial de terrorismo, nem de violência associada a competições deste género".

O presidente do COP, José Manuel Constantino, assinalou que "estes serão os primeiros Jogos Olímpicos em que se falará português", sendo por isso "especiais, pois é um pouco de Portugal que estará lá".

RPC // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.