Vinte sete pessoas foram detidas este ano por fogo posto

| País
Porto Canal

O Ministro da Administração Interna anunciou hoje no Porto que já foram detidas este ano 27 pessoas suspeitas de fogo posto, afirmando que as forças de segurança têm feito um trabalho com resultados mais visíveis do que em anos anteriores.

Questionado sobre a proposta do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, que defende a revisão do Código Penal no sentido de se proceder a uma maior criminalização para o crime de fogo posto, o ministro disse que "essas matérias já foram equacionadas em tempos idos".

"É uma proposta que fica feita pelo presidente da Liga, todos temos naturalmente a ideia de que quem pratica crimes desses merece uma sanção", acrescentou Miguel Macedo que falava na inauguração das obras de recuperação da Esquadra do Infante, no Porto.

O ministro da Administração Interna considerou que "é evidente que esse tipo de situação depende muito da vigilância que todos possamos fazer".

"Situações de movimentações mais estranhas, mais suspeitas, devem ser referenciadas de imediato às forças de segurança, porque, em muitos desses casos, isso significa um dano muito importante do ponto de vista patrimonial e, às vezes infelizmente e dramaticamente, também do ponto de vista pessoal", acrescentou.

O ministro considerou ainda que, em geral, o combate aos fogos florestais "tem corrido bem e com grande eficácia", admitindo, contudo "algum cansaço do dispositivo" dos bombeiros.

"Evidentemente temos fatores de preocupação, à medida que o tempo avança e que estas condições difíceis do ponto de vista meteorológicos se acentuam, é óbvio que se pode esperar algum cansaço do dispositivo, mas até agora, o que importa sublinhar é essa capacidade dos bombeiros nesse trabalho imenso contra os fogos florestais", acrescentou.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.