Marinha mexicana resgata 23 imigrantes cubanos em alto-mar

| Mundo
Porto Canal / Agências
Cidade do México, 18 mai (Lusa) - A marinha mexicana informou ter intercetado, no domingo, 23 cubanos que se encontravam à deriva no mar, a bordo de embarcações precárias junto à costa de Yucatán.

Os náufragos cubanos foram encontrados em duas localizações distintas, depois de os ocupantes de dois barcos de pesca terem alertado as autoridades.

Durante uma primeira operação de salvamento, "uma embarcação construída com tábuas de madeira e barris flutuantes" foi localizada "com dez pessoas de nacionalidade cubana a bordo", indicou a marinha, em comunicado.

Os resgatados cubanos disseram estar à deriva "há 16 dias". Um exame médico indicou que estavam "de boa saúde", de acordo com a marinha.

Mais tarde, as autoridades intercetaram uma jangada à deriva "com 13 homens a bordo de nacionalidade cubana" que apresentavam "ligeiros sintomas de desidratação".

Os 23 cubanos foram registados no Departamento Nacional de Imigração e serão enviados de volta a Cuba.

Vários cubanos arriscam-se no mar, a bordo de embarcações frágeis, na esperança de chegarem ao México e, a partir de lá, entrarem nos Estados Unidos.

De acordo com a política "Pés secos, pés molhados", os Estados Unidos reconhecem o direito de residência aos cubanos que cheguem ao seu território por terra, mas reenvia os que são capturados no mar.

ISG // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.