Produtora portuguesa vence DC Comics por disputa de título do projeto "Collider"

Produtora portuguesa vence DC Comics por disputa de título do projeto "Collider"
| País
Porto Canal

A produtora portuguesa BeActive venceu uma batalha legal contra a editora norte-americana DC Comics, por causa do título de um novo projeto, "Collider", que inclui uma banda desenhada e uma longa-metragem, disse à Lusa o produtor Nuno Bernardo.

"Collider" é o nome de uma banda desenhada e de um filme de ficção científica que Nuno Bernardo, fundador da BeActive, idealizou em 2009 e desenvolveu nos últimos meses, numa co-produção internacional com irlandeses e norte-americanos.

No entanto, o mesmo nome foi utilizado também pela editora norte-americana de banda desenhada DC Comics para uma nova série de BD, cujo primeiro número chegou a sair em julho com o título "Collider", assinada por Simon Oliver (texto), Robbie Rodriguez (arte) e Rico Renzi (cor).

Por questões legais e de registo de marcas, a DC Comics, que deu a conhecer personagens como Super-Homem e Batman, foi obrigada a alterar o título da BD e anunciou na semana passada que aquela passaria a chamar-se "FBP: Federal Bureau of Physics".

Nuno Bernardo explicou à agência Lusa que desenvolveu toda a ideia de "Collider", uma história de ficção científica sobre uma viagem no tempo para resgatar a Humanidade da extinção.

A história é protagonizada por seis personagens, que acordam no futuro, em 2018, num hotel abandonado e num mundo prestes a colapsar, onde tentarão encontrar a solução para reverter esse cenário e regressar ao presente.

O produtor português entregou a história de "Collider" a uma equipa internacional de autores, liderada por Mike Garley (texto) e Gareth Gowran (desenho), com a BD a ser editada em vários volumes no começo deste ano.

Em novembro estrear-se-á em Portugal a longa-metragem de "Collider", com realização do irlandês Jason Butler e que conta no elenco comm os atores portugueses Marco Costa e Teresa Tavares.

O filme, rodado em Dublin, terá estreia no Reino Unido e nos Estados Unidos em janeiro de 2014.

A juntar à banda desenhada e ao filme, a BeActive desenvolveu e divulgou curtas-metragens na Internet, assim como jogos, numa projeto transversal e multimédia, à semelhança do que tem acontecido com todos os outros produtos de entretenimento que a produtora portuguesa desenvolveu nos últimos anos.

Do currículo da empresa fazem parte as séries "O diário de Sofia" e "T2 para 3", o programa "Castigo Final", no Brasil, e o recente "Beat Girl", filme, livro e futura série de televisão.

A BeActive, que soma prémios e muitas parcerias internacionais, assinou ainda, por exemplo, a co-produção da série policial televisiva "The Line", exibida no canal MOV.

Produziu também o documentário "A estrada da revolução", a partir das viagens de Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques, por dez países do Médio Oriente e do Magreb.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.