Risco máximo de incêndio em 32 concelhos do continente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) -- Trinta e dois concelhos de Portugal continental, a maioria de distritos do Interior Norte, estão hoje sob risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA indica que, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Ponte da Barca (Viana do Castelo), Cabeceiras de Basto (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Baião (Porto), Arouca (Aveiro), Cinfães, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde (Viseu), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodre, Gouveia, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis, Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 237 incêndios, que foram combatidos por 4.908 operacionais, com o auxílio de 1.281 veículos.

Às 06:50, a ANPC registava na sua página na Internet quatro incêndios ativos. Durante a madrugada deflagraram dois incêndios em mato nos concelhos de Amarante e de Sintra.

De acordo com a ANPC, o fogo em Casal de Cambra, concelho de Sintra, distrito de Lisboa, deflagrou às 04:40 de hoje e às 06:50 tinha quatro frentes ativas, combatidas por 58 operacionais, apoiados por 17 veículos.

Já o fogo em Granja/ Carvalho de Rei, em amarante teve início às 02:16 e às 06:50 tinha três frentes ativas. O combate às chamas estava então a ser realizado por 42 operacionais, apoiados por 12 veículos.

Um incêndio em mato em Senhora de Lurdes/ Paços lavra há 24 horas no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Este incêndio, deflagrado às 06:01 de segunda-feira, mantinha às 06:50 de hoje duas frentes ativas, que mobilizavam 69 elementos, apoiados por 20 veículos.

Também em Melgaço, em Cousso/ Paderne, um fogo em mato que lavra desde as 11:13 de segunda-feira, tinha às 06:50 duas frentes ativa. No combate às chamas estavam, àquela hora, 92 elementos, apoiados por um total de 29 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo e uma pequena subida de temperatura, especialmente da máxima, nas regiões Norte e Centro. O vento hoje deverá soprar fraco, a menos de 15 quilómetros por hora (km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 30 km/h) durante a tarde no litoral a sul do cabo da Roca e nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 37 graus Celsius, no Porto de 29 e em Faro de 33.

JRS (FV) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.