Tribunal aceita providência cautelar da Liga espanhola e suspende greve

| Desporto
Porto Canal / Agências
Madrid, 14 mai (Lusa) - A Câmara Social da Audiência Nacional, um tribunal de apelo, deu hoje provimento à providência cautelar interposta pela liga espanhola de futebol (LFP) e suspendeu a greve por tempo indeterminado convocada pela associação de futebolistas (AFE).

Em comunicado, os magistrados da Câmara Social de Audiência Nacional, que tem sede em Madrid, condicionam a suspensão da greve dos futebolistas ao depósito de uma caução por parte da Liga de cinco milhões de euros, que deverão ser transferidos para os cofres da instituição até às 15:00.

Em causa está um decreto-lei aprovado pelo Governo espanhol a 30 de abril, que prevê a centralização da venda dos direitos de transmissão televisiva e determina que os clubes na primeira divisão recebam 90 por cento do valor realizado, cabendo apenas 10 por cento aos da segunda divisão, uma desigualdade contestada por jogadores e federação.

As entidades intervenientes no processo já reuniram por várias vezes na tentativa de encontrar uma solução e, pese embora algum entendimento pontual, não conseguiram ainda chegar a acordo.

Na quarta-feira, a reunião entre o secretário de Estado dos Desportos de Espanha, Miguel Cardenal, e os presidentes da Liga de Futebol e da Associação de Futebolistas, Javier Tebas e Luis Rabiales, respetivamente, terminou sem acordo sobre a greve dos jogadores.

Na terça-feira já se tinha realizado uma reunião entre a AFE e a LFP, que terminara sem acordo, razão pela qual se manteve a greve aos campeonatos convocada pelos futebolistas.

A AFE anunciou na semana passada que os futebolistas iriam entrar em greve por tempo indeterminado a partir de sábado e a Liga, que promove a competição nas duas principais divisões, entrou de imediato com uma providência cautelar, por considerar a ação ilegal.

Também a associação de árbitros espanhóis (RFEF), que faz as nomeações para os dois principais escalões do futebol espanhol, já havia decidido parar a partir da mesma data.

A greve é apoiada por jogadores de topo como o guarda-redes Iker Casillas, do Real Madrid, e Andrés Iniesta, do FC Barcelona, que defendem uma fatia maior da receita das transmissões a ser canalizada para os clubes tidos como menores.

Se a greve dos futebolistas não fosse suspensa esta teria posto em causa o confronto entre o Atlético de Madrid e o FC Barcelona de domingo e poderia `selar´ o campeonato antecipadamente para a equipa catalã.

Em causa está, também, a última jornada da Liga espanhola de futebol, a 23 de maio, e a final da Taça de Espanha, a 30 de maio, entre o FC Barcelona e o Athletic Bilbau.

APS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.