Info

Museu Vieira da Silva inaugura hoje exposição e celebra 25 anos da fundação

| País
Fonte: Agência Lusa
Lisboa, 14 mai (Lusa) - Uma exposição com obras de Maria Helena Vieira da Silva, de Arpad Szenes e de artistas seus contemporâneos é inaugurada hoje, no museu dedicado à obra da artista portuguesa, em Lisboa, cuja fundação instaladora foi criada em 1990.

De acordo com a entidade, a inauguração será precedida, às 19:00 por uma cerimónia de comemoração dos 25 anos da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS), com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que agracia a instituição com o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

"A Linha do Espaço" é o título da exposição que a Fundação Arpad Szenes -- Vieira da Silva (FASVS) inaugura, em colaboração com a galeria parisiense Jaeger Bucher/Jeanne-Bucher, pioneira da divulgação dos principais artistas abstratos da década de 1950.

De acordo com a Fundação, a exposição organizada com aquela galeria, em Paris - que representa o trabalho de Maria Helena Vieira da Silva desde 1933 -, será a terceira do programa que assinala o 20.º aniversário do Museu, em Lisboa.

Poderão ser vistas 56 obras de Vieira da Silva, 23 obras do marido, o artista Arpad Szenes, e 13 obras de outros artistas como Paul Klee, Jean Dubuffet, Jean Arp, Zao Wou-Ki, Roger Bissière, Etienne Hajdu, Hans Reichel, Germaine Richier, Mark Tobey e Joaquín Torres-García.

Serão apresentadas obras de Vieira da Silva (1908-1992) e de Arpad Szenes (1897-1985), reveladoras da essência das suas pesquisas plásticas, que raramente têm sido exibidas em Portugal.

Em simultâneo, será exposto um conjunto de obras de vários artistas contemporâneos do casal, muitas delas apresentadas pela primeira vez em Portugal, segundo a FASVS.

Além da galeria Bucher, as obras são provenientes da galeria Louis Carré e do Centre Georges Pompidou, também em Paris, do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu Coleção Berardo, em Lisboa.

Criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), uma das mais importantes pintoras portuguesas, e instituída por decreto-lei em 10 de maio de 1990, a FASVS tem como missão garantir a existência de um espaço, em Portugal, onde o público possa contactar permanentemente com a obra dos dois pintores.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Vinte e quatro municípios não têm o plano municipal de combate aos fogos atualizado

Vinte e quatro municípios não têm o plano municipal de combate aos fogos atualizado. Entre eles estão o Porto e S. João da Madeira. O Ministro da Administração Interna admite coimas.

Autarquia de Viseu diz que solução encontrada para os doentes oncológicos não pode ser definitiva

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu vai receber um reforço de médicos de Coimbra e Vila Real, para que os doentes oncológicos não sejam deslocados. Uma solução que resolve o problema no imediato mas autarquia e doentes dizem que não pode ser definitiva.

Aeródromo de Viseu vai ter centro de formação Aeronáutico

Depois de assinado um protocolo de colaboração com a autarquia de Viseu, o Instituto de Formação Aeronáutica vai instalar um centro de formação no aeródromo municipal para formar pilotos comerciais e também assistentes de cabine e técnicos de manutenção. A nova escola vem reforçar o investimento que está a ser feito na infraestrutura e apoiar o projeto de crescimento deste aerodromo.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.