Dragões a uma vitória do “hepta”

Dragões a uma vitória do “hepta”
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto colocou-se esta quarta-feira a uma vitória do heptacampeonato, um feito inédito no andebol português, após bater o Sporting por 29-20, no Dragão Caixa, no jogo dois da final do Campeonato Fidelidade Andebol 1.

Os Dragões têm agora três matchpoints para conquistar o título, disputado à melhor de cinco encontros: mais uma vitória vale o campeonato e as duas próximas partidas (se necessário) serão no pavilhão dos lisboetas, este sábado e na próxima quarta-feira, sempre às 21h00. Se for preciso negra, a mesma será no Dragão Caixa, a 23 de Maio.

Ao contrário do jogo de sábado, em que o FC Porto entrou de forma fulgurante e foi perdendo gás, este encontro foi equilibrado até meados da primeira parte. Aos 14.30 minutos, os Dragões venciam por apenas 7-5, mas seguiu-se um parcial de 5-0 que colocou os azuis e brancos a liderar por 12-5. A equipa da casa fazia desta vez um jogo mais equilibrado, alicerçado numa grande prestação defensiva. O bloco central constituído por Daymaro Salina, Alexis Borges, João Ferraz e Gilberto Duarte era pouco menos do que insuperável.

Os Dragões conseguiram várias intercepções que serviam para lançar contra-ataques, contando ainda com um Alfredo Quintana inspirado (oito defesas, incluindo um livre de sete metros). Do outro lado, Candeias fazia apenas uma defesa. No ataque, os azuis e brancos revelaram-se também muito eficazes no tiro exterior, de nada valendo a tentativa de uma marcação individual a Gilberto Duarte. A primeira parte do FC Porto foi quase perfeita.

O Sporting procurou aumentar o ritmo na segunda parte, chegou até a reduzir a desvantagem para quatro golos (17-13, aos 35 minutos), mas os portistas não tiveram desta vez quebras de concentração e, lá atrás, Quintana continuava a defender o possível e o menos possível. Gilberto Ferraz mantinha o registo de quase sempre, encontrando soluções de ataque sempre que a equipa precisava. No banco, Obradovic encontrava ainda opções para o ataque (o central Nuno Roque) e defesa (Nuno Gonçalves).

Os hexacampeões entraram nos últimos dez minutos com sete golos de vantagem (24-17) e controlaram até à buzina final um encontro que o adversário nunca pareceu capaz de disputar. Todos os jogadores azuis e brancos tiveram oportunidade de entrar em campo e Hugo Laurentino ainda ajudou à festa, com duas defesas, uma delas a um livre de sete metros. E, assim, o Sporting continua sem vencer no Porto desde Fevereiro de 2000, há mais de 15 anos.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 29-20
Campeonato Fidelidade Andebol 1, final, jogo 2
13 de Maio de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Duarte Santos e Ricardo Fonseca (Madeira)

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), Ricardo Moreira (5), João Ferraz (5), Miguel Martins, Daymaro Salina (2), Gilberto Duarte (8) e Hugo Santos (2)
Jogaram ainda: Alexis Hernandez (2), Michal Kasal (2), Yoel Morales (), Nuno Roque (2), Mick Schubert, Nuno Gonçalves, Hugo Laurentino (g.r.), Babo e Wesley Freitas (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

SPORTING: Ricardo Candeias (g.r.), Pedro Portela (3), Bosko Bjelanovic (1), Sérgio Barros, Frankis Carol (4), João Antunes e Fábio Magalhães (4)
Jogaram ainda: Rui Silva (2), Pedro Spínola (1), Pedro Solha (3), Bruno Moreira (2), Luís Oliveira (g.r.) e Ricardo Correia (g.r.)
Treinador: Frederico Santos

Ao intervalo: 16-10

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.