Mar 'invadiu' ruas de Viana no cortejo maior da Romaria d'Agonia

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 17 ago (Lusa) - O mar 'invadiu' hoje as ruas de Viana do Castelo com caravelas, construção naval e monumentos emblemáticos da história marítima retratados no cortejo principal da Romaria d'Agonia, que mobilizou 3.000 figurantes e milhares de espectadores.

Ao longo de um percurso de 2.300 metros, que demorou praticamente 3 horas a completar, desfilaram pelas ruas da cidade mais de trinta carros alegóricos em 135 números diferentes, distribuídos pelas componentes histórica e etnográfica.

Incluindo desde mordomas devidamente trajadas e carregadas de ouro a operários, lenhadores, ainda mais de 60 atletas náuticos ou até taberneiros, varinas e pescadores, este cortejo recriou ainda a forte devoção local à Senhora d'Agonia, padroeira dos pescadores, inclusive com a réplica de uma embarcação de pesca a desfilar.

A Romaria d'Agonia de 2013 é subordinada ao tema "Viana Caravela do Mar", colocando em destaque a relação histórica do concelho com a atividade marítima ao longo dos séculos. Por isso mesmo, o cortejo etnográfico deste sábado recriou edifícios emblemáticos, desde as muralhas do forte de Santiago da Barra, que protegia a cidade das invasões marítimas, às casas dos pescadores e tabernas da tradicional ribeira de Viana do Castelo.

Também a construção naval, desde as caravelas em madeira construídas localmente no século XVI ao navio-hospital (hoje museu) Gil Eannes, construído em 1955 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), mereceu plano de destaque neste cortejo, sempre perante o olhar atento de milhares de pessoas que se concentraram ao longo de 15 ruas da cidade.

A Sebastião Almeida, um operário dos ENVC de 52 anos e com 33 de casa, coube a responsabilidade de representar os estaleiros no carro alegórico que assinalou os 69 anos de atividade, numa altura de indefinição para o futuro de todos os 620 trabalhadores.

"Custa-me muito o momento que estamos a viver. Os estaleiros são tudo para mim, por isso é com orgulho que estou aqui, neste lugar", explicou à Lusa este trabalhador dos estaleiros, de fato-macaco e maçarico nas mãos, várias vezes aplaudido pela população ao longo do cortejo.

Também como é da tradição, alguns dos números motivaram a participação de quem assistia a tudo, na rua, desde a disputa por um copo de vinho servido no momento ou por um bocado de broa típica.

"Pediram-nos um cortejo com um forte pendor histórico e penso que cumprimos o objetivo. Além disso também assistimos a uma forte interação com o público, que era o que pretendíamos", explicou à Lusa Francisco Sampaio, presidente executivo da comissão de festas da Senhora d'Agonia.

As festas só terminam a 20 de agosto, feriado municipal e dia da padroeira dos pescadores (Senhora da Agonia), com a tradicional procissão ao mar e ao rio, envolvendo quatro andores e mais de uma centena de embarcações de pesca e de recreio.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.