Serviço de Estrangeiros e Fronteiras necessita de mais 200 inspetores -- sindicato

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 25 mai (Lusa) - O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) precisa de contratar 200 novos inspetores, pelas contas do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) do SEF, que terminou hoje o seu XV congresso, em Oeiras.

"O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras necessita, com a máxima urgência, de cerca de duas centenas de novos inspetores. Durante dez anos não se registou uma única admissão", frisou, em comunicado de imprensa, o presidente do SCIF, Acácio Pereira.

O sindicalista criticou a atitude do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, por ter dito, em declarações à Lusa, que "não há falta de inspetores" no SEF e que os serviços "estão a funcionar como deve ser".

Acácio Pereira considerou também que Miguel Macedo fez um "número mediático" ao anunciar na comunicação social um acréscimo de 45 ou 46 inspetores, a partir do próximo ano.

O sindicalista acusou o ministro de "desprezar completamente o esforço de todos os inspetores ao longo dos últimos anos, sobretudo daqueles que trabalham nas áreas mais críticas, para colmatar as lacunas" e de mostrar "ligeireza" em relação ao serviço.

"Um ministro que, neste momento, diz não existirem problemas de falta de Inspetores no SEF perdeu o contacto com a realidade", frisou.

Nesse sentido, Acácio Pereira anunciou que o SCIF-SEF "tomará todas as ações de luta sindical que visem resolver estes problemas", confirmando a adesão do sindicato às "ações de luta concertada das associações e sindicatos representativos das forças de segurança, nomeadamente as previstas para a próxima semana".

O presidente do SCIF destacou o "espírito de missão" dos inspetores do SEF, alegando que colmatam as lacunas existentes com "esforço pessoal", tendo em conta as dificuldades económicas e financeiras do país, e que sugeriram ao Governo que "aproveitasse o quadro de disponibilidade da Função Pública para, sem custos acrescidos para os cofres do Estado, colmatar as lacunas gritantes existentes no SEF".

Acácio Pereira salientou também que a criminalidade aumentou e se sofisticou nos últimos 10 anos, para além de se viver hoje "uma intensidade de trânsito de pessoas em Portugal sem paralelo em nenhum outro momento da história".

CYB // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.