Câmara do Porto vai criar mais estacionamento para comerciantes da Costa Cabral

| Norte
Porto Canal / Agências
Porto, 05 mai (Lusa) -- A Câmara do Porto comprometeu-se hoje a criar mais lugares de estacionamento em ruas adjacentes à intervencionada Costa Cabral, para responder a problemas pontuais de distância a alguns estabelecimentos comerciais denunciados pelos proprietários.

"A câmara comprometeu-se a fazer alterações para a criação de estacionamento suplementar nas ruas adjacentes para minimizar o problema da distância do estacionamento a alguns estabelecimentos", disse hoje à Lusa fonte oficial da autarquia.

A informação foi veiculada no final de uma reunião entre a autarquia, a junta de freguesia e comerciantes daquela artéria, no mesmo dia em que a vereadora da Mobilidade da Câmara do Porto admitiu fazer os "ajustes necessários" ao novo plano de circulação da rua Costa Cabral, que "está a ser consensualizado com os comerciantes, moradores e comunidade escolar" da zona.

Na reunião desta tarde "os moradores transmitiram à câmara que acham que a rua está melhor e que estão satisfeitos com a circulação", estando apenas por resolver "a questão do estacionamento junto aos estabelecimentos" comerciais, referiu a mesma fonte.

A Câmara do Porto anunciou no dia 17 de abril que começava no dia 21 a alterar a circulação da Rua de Costa Cabral, a mais comprida da cidade, adotando linhas contínuas para dividir os sentidos de trânsito e uma espécie de separador central em algumas áreas.

Com esta espécie de separador central criado por 149 pinos que vão ocupar "entre 15% a 25% do arruamento" a expectativa é impedir o estacionamento ilegal onde ele causa maiores problemas (junto às intersecções e cruzamento), disse então a vereadora Cristina Pimentel, notando que a Câmara e a Polícia Municipal vão ter "tolerância zero" relativamente às infrações.

O plano de intervenção naquela via já incluía a criação de mais lugares para estacionamento mas foram entretanto verificados "problemas pontuais" que vão agora ser resolvidos.

As obras naquela via (para criação de lugares de estacionamento legais, espaços destinados às cargas e descargas, e instalação de balizas a separar as faixas de rodagens) têm um prazo estimado de "duas semanas", dependente "da meteorologia", planeado e avançam em quatro fases, no sentido Estrada da Circunvalação -- Praça do Marquês.

LIL (ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.