Cinco meios áreos e 500 operacionais preparados para travar fogos em Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências
Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, 05 mai (Lusa) -- Cinco meios aéreos e cerca de 500 operacionais vão estar preparados para combater durante o período de verão os incêndios florestais no distrito de Vila Real, onde uma das principais missões é reduzir o número de ignições.

O plano operacional distrital de Vila Real foi apresentado hoje, em Vila Pouca de Aguiar.

O comandante operacional nacional, José Manuel Moura, referiu que a grande preocupação é ter o dispositivo "o mais bem preparado possível para fazer face a um ano que naturalmente vai trazer os seus problemas".

"Em termos de planeamento estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance e depois temos que a reagir em função do que for cada dia e cada situação, salientou.

E o número de ignições é um problema que existe em Portugal e também se destaca no distrito de Vila Real.

"O grande objetivo é não ter vítimas nos combatentes. Sendo que, num passo seguinte, é reduzir o número de ignições o que permite ter o dispositivo mais disponível para poder intervir", frisou.

No ano passado foram contabilizados 10 mil incêndios em Portugal. Este ano já se registaram nove mil.

No distrito de Vila Real, verificaram-se 608 ocorrências durante todo o ano de 2014, número que já foi ultrapassado nestes primeiros meses do ano, com 664 ignições entre janeiro e o dia 04 de maio.

O plano operacional para o distrito envolve, na fase Bravo que arranca a 15 de maio, 20 bombeiros nas Equipas de Combate a Incêndios (ECIN), que ficam sediadas nos quartéis em permanência, ou seja, 24 horas por dia, e mais quatro elementos nas Equipas Logísticas de Apoio ao Combate (ELAC).

O número de equipas vai aumentando até à fase mais grave de ocorrência de incêndios, que começa a 01 de julho e se prolonga até ao final de setembro.

Neste período, estarão empenhados 215 elementos nas ECIN, mais as equipas ELAC que serão de oito em agosto, com 16 elementos.

A GNR participa ativamente neste dispositivo com 77 elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e 63 do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).

À GNR cabe ainda a responsabilidade de abrir os postos de vigia que estão espalhados pelo distrito, cinco nesta primeira fase Bravo e os restantes 21 até à fase Charlie.

No total são contratados 104 vigias para trabalharem nestes postos.

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) afeta 144 elementos, entre vigilantes e equipas de sapadores florestal, enquanto a PSP empenha quatro agentes nas cidades de Vila Real e Chaves.

Nesta primeira fase, o distrito conta com o apoio de dois helicópteros ligeiros, estacionados em Vidago e Ribeira de Pena, e dois aviões ligeiros em Vila Real.

No período mais crítico a intervenção aérea é reforçada com mais um helicóptero, em Vila Real.

Até ao arranque da fase Charlie serão distribuídos mais rádios portáteis pelo distrito e serão também entregues os equipamentos de proteção individual às corporações que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro.

O comandante distrital de operações de socorro, Álvaro Ribeiro, salientou que os meios para este ano são idênticos aos preparados no ano passado. "É um dispositivo a consolidar e não a diminuir", frisou.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar está a preparar um plano para acolher as populações em caso de necessidade de evacuar aldeias, numa iniciativa do Núcleo da Cruz Vermelha, com o apoio da proteção Civil Municipal, que visa a criação de condições para ajudar estas pessoas, fornecendo, por exemplo, alimentação ou colchões.

Álvaro Ribeiro espera que esta iniciativa se estenda aos outros 13 concelhos do distrito.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.