Sete praias de Viana do Castelo vão estar em obras durante o verão

Sete praias de Viana do Castelo vão estar em obras durante o verão
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um investimento de 14 milhões de euros, no âmbito do programa Polis do Litoral Norte, vai colocar sete praias de Viana do Castelo em obras, para protecção das dunas e melhorias de estacionamento, durante o verão.

Paçô (Carreço), Pedra Alta (Castelo de Neiva), e Amorosa, na freguesia de Chafé, esta última orçada em 1,8 milhões de euros, já têm obras em curso para consolidação da costa nas praias.

Em declarações à agência Lusa o presidente da câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, adiantou que está em curso a construção de uma rampa no portinho da praia de Castelo do Neiva, para garantir melhor acessibilidade e mais segurança à comunidade piscatória local, obra orçada em cerca de 900 mil euros.

O autarca socialista disse também que "esta semana deverá ser adjudicada" a intervenção na Praia Norte, num investimento de 2,6 milhões de euros, uma obra que tem sido contestada pelos locais e que vai decorrer em duas fases, uma para defesa da zona costeira e outra de requalificação daquela zona balnear.

José Maria Costa avanço que esta semana "deverão começar ainda as obras de requalificação da praia do Cabedelo, na margem esquerda do rio Lima, e as intervenções previstas para as praias da Arda e Ínsua em Afife.

Os trabalhos, de acordo com a Polis do Litoral Norte, deverão estar concluídos até final 2015.

O financiamento destas empreitadas é suportado por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), sendo a componente nacional assumida pelo Estado português, e pela câmara de Viana do Castelo.

Todas as praias do concelho de Viana com obras em curso ou prestes a começar vão este ano hastear a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, sendo que as praias de Amorosa e Carreço ostentam também a Bandeira Acessível.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.