Torre dos Clérigos, do Porto, "mostra-se" aos turistas no aeroporto Sá Carneiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 ago (Lusa) - Porto, 16 ago (Lusa) -- A Irmandade responsável pela Torre dos Clérigos, em parceria com a Direção-Geral da Cultura, inaugurou hoje no aeroporto Francisco Sá Carneiro um painel alusivo àquele ex-líbris da cidade do Porto.

Inserido nas comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos, a estrutura expositiva de oito metros concentra as atenções dos passageiros que passam pela sala de recolha de bagagens do aeroporto, com descrições da história e traços físicos do monumento que está em pleno processo de restauro.

"Acreditamos que em dezembro de 2014 possamos dizer que as obras estão concluídas, inauguradas e a ser usufruídas", disse à agência Lusa Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, para quem o aeroporto de Sá Carneiro foi escolhido por ser "uma das principais portas de fornecimento de visitantes" ao monumento.

Para o padre Américo Aguiar, o principal objetivo foi "presentear aqueles que chegam à cidade, através do aeroporto, com um cheirinho daquilo que a Torre tem para oferecer", através do "chavão" de que "há 250 anos que esperamos por vocês".

A Irmandade dos Clérigos tem realizado, em parceria com a Direção-Geral da Cultura e outros parceiros, uma programação que "não está fechada desde o início", segundo Américo Aguiar, que salienta a "programação interativa", em se desenvolve o programa previsto com "aquilo que as instituições da cidade vão propondo".

"Para além de tudo o que já aconteceu - os bombons, os livros, a moeda - ainda temos algumas coisas bonitas como um concerto da orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e outros concertos que resultam da parceria com a Direção-Geral da Cultura e que ainda vão acontecer na Casa da Música e no carrilhão os Clérigos", revelou o presidente da Irmandade.

Para Américo Aguiar, este "chamariz" de turistas no aeroporto vem intensificar ainda mais o ainda crescente número de visitantes à Torre dos Clérigos, num espírito de salientar o "património cultural e edificado" da cidade.

"As pirâmides distinguem o Egito - os Clérigos o Porto", considerou Américo Aguiar, para concluir que "esses destinos culturais é que fazem com que as pessoas nos visitem e este filão da arquitetura cultural tem de ser ainda mais explorado".

ACYS // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.