Manifestação contra regresso das touradas realiza-se domingo em Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 16 ago (Lusa) - A associação ANIMAL anunciou hoje que vai manifestar-se, domingo, em protesto contra o regresso das touradas a Viana do Castelo,admitindo que já nada mais pode ser feito, judicialmente, para travar esta corrida.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a ANIMAL recorda que desde o início do verão que "tem feito o possível para prevenir que a tourada de dia 18 suceda em Viana do Castelo", numa organização da federação "Prótoiro".

"Não há, infelizmente, forma judicial de contestarmos esta decisão do tribunal. Quem o pode fazer é a Câmara e, pelo que a ANIMAL soube, já o fez. Não há absolutamente mais nenhuma tentativa que possamos fazer judicialmente quanto a esta tourada", afirma a ANIMAL, no mesmo comunicado.

Aquela associação de defesa dos direitos dos animais recorda que Viana do Castelo foi o primeiro município a tornar-se "antitouradas", em fevereiro de 2009, por decisão da autarquia, mas "será uma vez mais invadido pela pouca-vergonha", recordando que o mesmo aconteceu já em 2012.

"A ANIMAL estará a manifestar-se juntamente com os cidadãos de Viana que organizaram um protesto para a tarde de domingo", acrescenta a associação.

Junto à desativada praça de touros de Viana do Castelo está ainda previsto um festival de música "antitouradas", igualmente para domingo, às 20:00.

A "Prótoiro" afirmou, na quarta-feira, que o regresso das touradas a Viana do Castelo, às 17:00 de domingo, é "um dado perfeitamente assente", por a corrida já estar licenciada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais e a instalação da arena "autorizada" pelo tribunal.

É que dois dias antes, a Câmara de Viana do Castelo voltou a indeferir o pedido de instalação da arena amovível para receber a tourada, em terrenos privados da freguesia de Darque, por implicar, durante seis horas, o condicionamento do trânsito numa estrada que serve 200 habitações, junto ao recinto.

Segundo o autarca José Maria Costa, esta informação já foi transmitida ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, que suspendeu o primeiro indeferimento municipal.

"Como principal responsável da proteção civil municipal não posso garantir estas condições, de privar parte significativa da população de Darque de qualquer acesso de emergência em caso de necessidade, e por isso vamos voltar a indeferir o pedido e já informamos o tribunal", disse o presidente da Câmara.

É que no plano de mobilidade que a federação "Prótoiro" entregou na Câmara na passada sexta-feira, afirmou José Maria Costa, a empresa que desenvolveu esse estudo defende, entre outras medidas, o encerramento entre as 15:00 e as 21:00 de domingo (durante a tourada) da estrada de acesso aos terrenos que onde já está instalada a arena amovível com capacidade para 3.300 pessoas.

Contudo, a "Prótoiro" desmente essa versão, afirmando que apenas prevê o estabelecimento, durante aquele período, de um único sentido na estrada, para facilitar o trânsito automóvel. É que naquele local não é possível qualquer inversão de marcha ou mesmo o cruzamento de viaturas ligeiras.

Este plano de mobilidade foi apresentado pela "Prótoiro", após primeiro indeferimento municipal, precisamente por questões de segurança.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.