Estaleiros de Viana em destaque no cortejo etnográfico da Romaria d'Agonia

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 16 ago (Lusa) - Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vão estar em destaque no cortejo etnográfico de sábado da Romaria d'Agonia, o qual integra mais de 3.000 figurantes, 135 quadros e três dezenas de carros alegóricos.

A festa deste ano está subordinada ao tema "Caravela do Mar", numa alusão às tradições marítimas de Viana do Castelo e por isso a presença da "mais carismática empresa" da região era "óbvia", admitiu hoje à Lusa o presidente executivo da comissão de festas.

"Vamos ter um carro dedicado aos estaleiros, com gente da empresa, dando um final muito bom para este cortejo. Queremos demonstrar que os estaleiros são imprescindíveis para Viana do Castelo", explicou Francisco Sampaio, recordando assim a indefinição que se vive em torno do futuro dos ENVC, que empregam atualmente 620 trabalhadores.

Manda a tradição que o cortejo tenha início precisamente às 16:00 de sábado para percorrer, ao longo de quase três horas, mais de 2.300 metros pelas principais ruas da cidade de Viana do Castelo.

Entre as componentes histórica e etnográfica deste cortejo, um dos principais números da romaria d'Agonia, são esperados mais de 3.000 figurantes e milhares de pessoas a assistirem.

A vocação marítima e comercial de Viana do Castelo, o futuro centro de mar da cidade e a aposta do concelho na náutica de recreio serão outros temas em destaque neste cortejo, por entre outros carros alegóricos que recriam monumentos, tradições locais e a evolução do concelho ao longo dos séculos.

Alguns dos carros alegóricos deste cortejo asseguram mesmo a confeção de produtos tradicionais ao vivo, distribuídos por quem assiste a tudo nas várias bancadas espalhadas pela cidade.

A Romaria d'Agonia arrancou hoje e prolonga-se até terça-feira, feriado municipal, com a também tradicional procissão ao mar e ao rio, envolvendo mais de uma centena de embarcações de pesca e de recreio.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.