Quercus recorre a tribunal para travar construção de estrada no Alvão, Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 16 ago (Lusa) -- A Associação ambientalista Quercus anunciou hoje que vai recorrer aos tribunais para travar a construção de uma estrada no Alvão, concelho de Vila Real, considerando que "trará efeitos negativos" nomeadamente para o lobo.

A associação referiu ainda, em comunicado, que apresentou uma queixa contra o município de Vila Real na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), por uma alegada "má utilização" de fundos comunitários na construção destra estrada, que vai atravessar o Parque Natural do Alvão (PNA).

E pondera ainda, de acordo com o documento, apresentar queixa formal contra o Estado português junto da Comissão Europeia.

Os ambientalistas querem suspender a construção de cerca de 800 metros de estrada que vai ligar as aldeias do Barreiro (Mondim de Basto) e Lamas de Olo (Vila Real) e vai aproveitar parte do traçado já existente.

A população de quatro aldeias da freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, reivindica há mais de 20 anos uma estrada de ligação a Vila Real, onde atualmente existe um estradão de terra batida.

A Quercus aponta várias críticas ao projeto que diz que colide com a preservação da natureza, já que se encontra previsto para "áreas sensíveis do Sítio de Importância Comunitária Alvão/Marão e "viola a integridade da zona de Proteção do Rio Olo", que se insere no Plano de Ordenamento do PNA.

Para a Quercus, a construção desta via no Alvão "é mais uma infraestrutura que trará efeitos negativos nas já ameaçadas alcateias, com a passagem de milhares de carros por ano em locais que atualmente têm uma intensidade quase nula de tráfego automóvel".

Esta via, de acordo com a associação, atravessará também uma área de ocorrência da borboleta azul, "provocando a fragmentação do seu habitat" e "violando os pressupostos do projeto Proteger é Conhecer", promovido pela autarquia.

Assim, de acordo com os ambientalistas verifica-se "uma má utilização dos fundos comunitários" alocados pelo programa operacional ON.2 por parte do município de Vila Real", já "que não são admissíveis ações cofinanciadas que violem a legislação" ou que sejam lesivas dos investimentos em curso que visem preservar valores naturais ameaçados".

A Quercus pede à CCDRN que, "de imediato, suspenda a atribuição ou ressarcimento de despesas por conta" deste projeto.

Em março, quando a Quercus lançou pela primeira vez um alerta contra esta via, o vereador da Câmara de Vila Real, Miguel Esteves, afirmou que o projeto proposto é o que tem "o menor impacto possível na preservação da biodiversidade".

A ideia, segundo explicou, é aproveitar o traçado já existente, usar paralelo em vez de alcatrão, estando prevista a construção de um pontão sobre o rio Olo que se pretende que tenha um "impacto minimalista".

O vereador lembrou ainda que a intervenção conta com os pareceres da CCDRN e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Na altura, fonte do ICNF disse à agência Lusa que a obra tem que ter em consideração o impacto sobre duas espécies: o lobo e a borboleta-azul-das-turfeiras.

Neste sentido, a execução dos trabalhos terá que ser feita entre agosto e fevereiro, de modo a minimizar o impacto sobre a fauna, e terá que ser garantido de que não se verifiquem ruídos de maquinaria em período noturno, entre o pôr e o nascer do sol.

Embora não exista um estrito cumprimento do traçado do caminho existente, o ICNF considerou admissíveis as retificações propostas na medida em que não alteram a drenagem natural e as formas fundamentais do relevo.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.