Gama Mota diz que sai do Museu da Ciência de Coimbra por indicação do reitor

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 27 abr (Lusa) - O docente e investigador Paulo Gama Mota, após oito anos à frente do Museu da Ciência, vai deixar o projeto por indicação da reitoria da Universidade de Coimbra, informou o próprio à agência Lusa.

A decisão foi tomada pela reitoria e motivada por "um desejo de mudar alguma coisa" naquele espaço, contou Paulo Gama Mota, que disse não saber o porquê "da necessidade de mudança" nem da falta de apoio por parte da reitoria, algo que vinha a sentir "há algum tempo".

Apesar dessa falta de apoio, o primeiro e único diretor do Museu da Ciência recebeu a informação do seu afastamento com algum espanto, considerando que, ao longo de oito anos, a direção "fez um trabalho muito bom, sobre todos os parâmetros e indicadores que se possam considerar", mostrando que "era possível construir numa universidade um grande museu de ciência e dar-lhe uma dimensão internacional".

O museu recebeu em 2008 o prémio Micheletti para melhor museu de ciência técnica da Europa, em 2007 recebeu uma menção honrosa para Museu do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e em 2010 recebeu os galardões de Melhor Serviço de Extensão Cultural e de Melhor Aplicação e Gestão de Multimédia pela APOM, entre outros prémios, tendo também sido eleito como um dos 30 melhores museus universitários do mundo por uma página de internet de classificações e rankings de universidades e cursos, The Best Colleges.

"Não imaginava que se conseguisse ir tão longe" e "fazer coisas que tivessem um eco e repercussão na sociedade a nível nacional e internacional", sublinha Paulo Gama Mota, que dirigiu o museu desde a sua inauguração, em dezembro de 2006, e esteve no desenvolvimento do projeto desde 1999.

O diretor cessante sublinhou, entre outros dados, os cerca de 200 mil visitantes registados em oito anos de existência, uma média de 150 atividades por ano e a presença de 200 cientistas por ano em atividades no museu.

Para Paulo Gama Mota, mais importante que o número de visitantes é "a grande intensidade de pessoas que voltam ao museu" para "novas atividades e experiências", considerando que as próprias expectativas que tinha para o espaço foram suplantadas "para melhor".

"Saio satisfeito, porque prestámos um bom serviço", referiu, realçando, no entanto, que "havia ainda muita coisa por fazer".

A reitoria da Universidade de Coimbra, instada pela agência Lusa, não quis comentar a saída do diretor, referindo apenas que vai anunciar em breve a nova direção do Museu da Ciência.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.