Tribunal afinal considera elegível candidato do PSD a Mesão Frio

| Política
Porto Canal / Agências

Mesão Frio, 16 ago (Lusa) -- O Tribunal de Mesão Frio considerou hoje elegível o candidato social-democrata Marco Teixeira Silva à Câmara de Mesão, depois de este ter apresentado recurso quanto à inelegibilidade concluída inicialmente pela juíza local.

"Acho que se fez justiça e acho que se impediu que alguém conseguisse uma vitória eleitoral na secretaria", afirmou à agência Lusa Marco Teixeira Silva, que se recandidata à autarquia a que presidiu durante cinco mandatos e depois de ter perdido as eleições há quatro anos.

No início da semana o Tribunal de Mesão Frio concluiu pela inelegibilidade do candidato que encabeça a lista do PSD, depois de uma munícipe ter apresentado um pedido de impugnação da candidatura do social-democrata.

Esta munícipe alegou a incompatibilidade desta candidatura com o facto de o antigo autarca ter sido condenado pela prática do crime de denegação de justiça.

O candidato não concordou com a decisão da juíza, até porque, segundo fez questão de frisar, "nem sequer perda de mandato" teve.

O responsável explicou que foi condenado numa questão administrativa que opôs a munícipe aos serviços camarários, apenas porque era o presidente da câmara na altura.

"Eu fui condenado no pagamento de uma indemnização à senhora, mas não fui condenado em perda de mandato. Tanto é que eu estou a exercer neste momento o meu lugar de vereador", sustentou.

Agora, depois de analisar o recurso, o tribunal acabou por decidir pela sua elegibilidade.

Em 2009, o candidato do PSD perdeu as eleições em Mesão Frio por oito votos para o atual presidente eleito pelo PS, Alberto Pereira.

Agora, Marco Teixeira Silva considera que a "reclamação, que de uma forma cobarde é feita através de uma munícipe, reflete bem o nervosismo que reina do lado de lá".

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.