Assembleia Municipal de Estarreja passa do PSD para o PS por decisão do Supremo

Assembleia Municipal de Estarreja passa do PSD para o PS por decisão do Supremo
| Norte
Porto Canal

O socialista Gonçalo Costa vai presidir à Assembleia Municipal de Estarreja por decisão do Supremo Tribunal Administrativo, que põe termo a uma batalha jurídica com a maioria PSD/CDS.

O acórdão confirmou agora a decisão do Tribunal Central Administrativo do Norte que, por sua vez, tinha alterado a sentença do Tribunal Administrativo de Aveiro.

O diferendo foi originado com a renúncia do presidente da Assembleia Municipal, José Eduardo de Matos, propondo a coligação do PSD/CDS Augusto Valente, segundo na lista, para presidir à Assembleia, tendo havido por duas vezes empate na votação.

Carlos Augusto Valente foi declarado eleito, com base num parecer da Direção Geral da Administração Local, o que levou o PS a recorrer às instâncias judiciais.

Defendia o PS que, em caso de empate, a presidência da Assembleia caberia ao candidato melhor posicionado nas listas concorrentes às eleições autárquicas, pelo que deveria ser Gonçalo Costa, primeiro da lista do PS, e não Carlos Amador, o segundo da coligação.

Obtendo decisão desfavorável no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, o PS recorreu para o Tribunal Central Administrativo do Norte, que acolheu a argumentação, sendo a decisão confirmada agora por acórdão do Supremo.

Segundo a advogada do PS Estarreja, Marisa Macedo, "tanto o TCAN como o Supremo aderiram à argumentação jurídica defendida", numa questão que foi discutida pela primeira vez nos tribunais portugueses.

"Encontrávamo-nos perante uma lacuna legislativa, que foi decidida a nosso favor pela mais alta instância do país, no final deste complexo processo jurídico", comentou.

O Partido Socialista ganha, assim, a presidência da Assembleia Municipal de Estarreja, que sempre pertenceu ao PSD, mesmo quando o PS esteve à frente da Câmara de Estarreja, entre 1994 e 2001.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.